Para fazer o bolo, é melhor bater à mão ou liquidificador? Descubra e não erre mais!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 30 de abril de 2021 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Na hora de fazer bolo, cada pessoa possui seus métodos favoritos. Tem quem prefere a tradição de bater à mão, enquanto outros gostam da praticidade do liquidificador

Fazer o bolo perfeito tem seus segredos

 

Na hora de fazer bolo, cada pessoa possui seus métodos favoritos.

Tem quem prefere a tradição de bolo batido à mão, enquanto outros gostam da praticidade do liquidificador.

Para a confeiteira Camila Dutra, é importante entender as diferenças e benefícios de cada método para fazer sua escolha.

“A maneira de misturar a massa, assim como a ordem de adição dos ingredientes, vai interferir diretamente no resultado do bolo”, alerta.

Para tirar as dúvidas, a cozinheira mostra as particularidades e benefícios de bater à mão ou no liquidificador.

Bolo batido à mão

Para o bolo batido à mão, é necessário juntar os ingredientes secos entre si e depois fazer o mesmo com os líquidos.

“Feito isso, os líquidos devem ser adicionados de uma só vez aos secos, incorporados com um batedor de arame ou fouet apenas para misturar”, aconselha Camila Dutra.

É preciso também ter cuidado, caso decida usar manteiga no preparo da receita em vez de óleo. Ela deve ser derretida antes de ser incorporada na receita.

“É importante entender que a gordura em bolos de método direto sempre entra na sua forma líquida. A manteiga deve ser derretida para entrar no preparo da massa. Bolos feitos com manteiga são mais saborosos, mas feitos com óleo são mais macios em temperatura ambiente”.

Bolo de liquidificador

Assim como no método à mão, também é preciso primeiro juntar os ingredientes secos e depois os líquidos antes de misturá-los no liquidificador.

“Não existe problema em bater a farinha com o fermento no liquidificador, desde que seja rápido e apenas para misturar”.

“Como muitas pessoas se sentem inseguras neste ponto, indico que os secos sejam misturados à mão. Assim, evita que o glúten, a proteína da farinha, se desenvolva em demasia deixando o bolo pesado depois de assado”.

Uma das receitas mais tradicionais de liquidificador é o bolo de cenoura e a confeiteira conta uma dica: “A cenoura, apesar de ser um ingrediente seco, entra no liquidificador para ser processada junto com os líquidos, caso contrário não seria possível criar uma base fluida com o ingrediente”.

*Informações Globo Receitas


+ Gastronomia