Saiba como cuidar das plantas durante as viagens de fim de ano

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 12 de dezembro de 2021 às 10:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os cuidados que devem ser tomados com as plantas ao longo das férias são uma extensão do que já deve ser feito no restante do ano

Cuidados com plantas durante viagens devem ser uma extensão do que já é feito o ano todo

 

Nesta época do ano, muita gente já planejou o roteiro para as férias de verão. É normal que durante o período fora de casa as pessoas se preocupem com os pets, que podem ficar em hospedagens especializadas, com algum familiar ou amigos. Mas além dos bichinhos, as plantas também precisam de atenção especial.

De acordo com a paisagista Catê Poli, os cuidados que devem ser tomados ao longo das férias são uma extensão do que já deve ser feito no restante do ano.

“A planta é um ser vivo e não basta simplesmente ignorá-las e ir viajar”, afirma. Por isso, a dica da especialista é que você peça para alguém checar e regar o vegetal periodicamente, caso você se ausente por mais de uma semana.

Se você não puder acionar algum amigo ou vizinho para cuidar das plantas, a florista Creuza dos Santos, preparou uma lista com os cuidados básicos para manter os vegetais saudáveis por mais tempo, mesmo sem manutenção diária.

1. Conheça as suas plantas

O primeiro passo antes de sair de casa é analisar o perfil das plantinhas que você tem e comparar com o tempo que ficará fora.

“Toda planta precisa de água, porém, cada tipo tem sua particularidade quanto a frequência das regas. Cactos e suculentas, por exemplo, não exigem uma rotina diária de umidificação e podem ficar sem água por até duas semanas sem perigo. O importante é saber o que funciona para as espécies que você possui”, explica a profissional.

2. Procure alternativas para a rega

O substrato das plantas precisa sempre estar levemente umedecido e, se sua viagem for longa, há opções no mercado que ajudam com esta manutenção.

“Existem os gotejadores, pequenos equipamentos que liberam água aos poucos, e, dependendo do modelo, podem manter a irrigação da planta por até duas semanas”.

“Há também vasos autoirrigáveis, que ligam a planta a uma fonte de água e permitem que ela puxe o líquido de acordo com sua necessidade”, indica Creuza.

3. Não troque as plantas de lugar

É muito comum que as pessoas coloquem as plantas mais próximas a janelas ou alterem sua localização quando vão viajar, mas essa pode não ser uma boa ideia.

“Cada ambiente oferece condições diferentes para as plantas e, consequentemente, necessidades diferentes. Uma pequena mudança de local pode oferecer mais vento, mais ou menos luz, mais ou menos umidade, e a resposta da planta vai ser alterada”.

“O ideal é mantê-las exatamente onde já estão acostumadas a ficar, assim a chance de não adoecerem é bem maior”, afirma a especialista.

4. Use produtos especiais

Há também opções de fertilizantes que podem ajudar a manter a umidade das plantas.

“Uma ótima alternativa é o gel para plantio. Ele absorve e retém grandes quantidades de água e adubo, mantendo a terra abastecida por muito mais tempo e reduzindo em até 50% a necessidade de rega para as plantas”, completa a florista.

*Informações Revista Vogue