Branca, roxa e mais: saiba como usar os diversos tipos de cebola na cozinha

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 5 de abril de 2024 às 12:30
  • Modificado em 5 de abril de 2024 às 12:35
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além de ser utilizada como tempero, a cebola é ótima para a elaboração de inúmeras receitas

Cebola é um dos ingredientes fundamentais na cozinha – foto Freepik

 

A cebola é um ingrediente fundamental na cozinha. Além de ser utilizada como tempero, a cebola é ótima para a elaboração de inúmeras receitas, como sopas, caldos, carnes, molhos, saladas, entre outros.

No mercado, existem diferentes tipos da hortaliça, como a cebola-roxa e cebola-branca, mas quando utilizar cada opção? Abaixo, você confere as diferenças entre elas e como utilizar cada uma delas na cozinha.

Entenda a diferença entre cada tipo

A cebola-branca é o tipo mais popular no dia a dia dos brasileiros. Com aroma e sabor fortes, ela é menos calórica do que a cebola-roxa e rica em vitaminas do complexo B, especialmente B1 e B2, que ajudam a melhorar a imunidade.

A cebola-roxa, por sua vez, tem sabor mais adocicado e é rica em betacaroteno, um antioxidante que ajuda a manter a pele saudável. No entanto, ela tem mais calorias do que a cebola-branca.

Como aproveitá-las na cozinha?

A cebola-branca e a cebola-roxa podem ser utilizadas em diversos pratos na cozinha. A cebola-branca é indicada para o preparo de pratos refogados e molhos saborosos.

Já a cebola-roxa é perfeita para ser consumida crua, principalmente em saladas e sanduíches, mas também pode ser aproveitada em pratos caramelizados e até em conserva.

Diferenças entre outros tipos de cebola

Além das cebolas branca e roxa, existem alguns outros tipos que fazem parte da culinária e estão presentes em deliciosas preparações.

Entenda quais são eles abaixo:

Amarela: este tipo possui sabor forte e ácido e é indicada para usar no tempero da carne assada, molhos, sopas e refogados.

Doce: se destaca pelo sabor doce e grande quantidade de água, podendo ser usada em pratos caramelizados, empanados, assados e saladas.

Chalota ou échalote: conhecida pelo leve sabor, é ideal para o preparo de vinagretes, compotas e omeletes, além de servir como tempero em alguns pratos.

*Informações Alto Astral


+ Gastronomia