Formula Chopp

Indústria 100% brasileira, Grupo Utam assumirá operação da Kaffa no Brasil

  • Entre linhas
  • Publicado em 19 de setembro de 2018 às 15:30
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Empresa investe em sua diversidade de capacidade produtiva, assumindo a produção de cápsulas monodoses

O
Grupo Utam,
100% brasileiro e presente no mercado nacional há quase 50 anos, com constantes
investimentos ao longo de sua história, assumirá as operações da portuguesa
Kaffa no Brasil – empresa europeia com know-how na produção de cápsulas de café
há mais de dez anos, com a qual manterá a parceria em inovações tecnológicas,
garantindo contínuo aprimoramento de processos e produtos.

O
Grupo Utam foi parceiro da Kaffa desde sua vinda para o país, quando a marca
Utam lançou a linha Utam Uno. Com a aquisição da estrutura, além de produzir
suas próprias cápsulas, o Grupo assumirá integralmente todas as operações da
empresa portuguesa no país a partir do final deste ano, produzindo cápsulas
também para os principais players do mercado. A operação está em fase de
transição com funcionamento das atividades da Kaffa, em Cravinhos, no interior
de São Paulo, e acompanhamento do Grupo Utam, até quando assumirá
definitivamente a estrutura. A previsão é a partir de dezembro de 2018.

O
destino da nova aquisição do Grupo é a cidade mineira de Piumhi (MG), onde está
sediada sua segunda unidade industrial, com localização estratégica numa região
produtora de cafés especiais, com fornecedores de excelente qualidade e
proximidade de Belo Horizonte, Ribeirão Preto e São Paulo.

Segundo
a diretora da Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho, a operação exigiu
investimentos na ordem de 2,5 milhões de reais e traça um novo plano de
crescimento para o Grupo Utam, com a previsão de dobrar o faturamento no
segmento de cápsulas de café para o próximo ano. “Estamos otimistas e
nossa expectativa é crescermos cerca de 10% no faturamento da unidade
industrial de Piumhi. As cápsulas de café têm tido uma desenvoltura muito
positiva no mercado nacional, ditando inclusive novos comportamentos de consumo”,
explica.

Uma das mais vendidas no
mercado nacional

O anúncio acontece num momento em que a linha de cápsulas monodoses Utam
Uno apresenta uma crescente performance de desempenho no mercado nacional e tem
se destacado no segmento de cafés especiais e de monodoses. A marca acaba de
ser indicada com uma das mais vendidas em duas regiões do país: interior de São
Paulo (região sudeste) e no sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul),
em duas categorias de produtos: café em cápsulas e cappuccino. O resultado faz
parte do estudo Cinco Mais, divulgado anualmente pela revista Super Varejo.

Na
categoria café em cápsulas monodoses, quando analisadas as cápsulas compatíveis
com o sistema Nespresso, a linha Utam Uno ficou posicionada como a segunda
marca mais vendida nas regiões sul e interior de São Paulo. Já na categoria
Cappuccino, a marca ficou posicionada como a quarta mais vendida no interior de
São Paulo.

Outro
atributo que é possível apurar dos resultados da pesquisa é que as cápsulas
Utam Uno aparecem como mais vendidas nas regiões que somam 43,60% de todo o
consumo deste produto no Brasil.

A
pesquisa foi desenvolvida pela empresa Nielsen com base em 132 categorias de
produtos auditados nas lojas do varejo alimentar brasileiro. São 489.601
estabelecimentos comerciais divididos entre os canais autosserviço e
tradicional. O autosserviço é composto por lojas onde o consumidor escolhe os
produtos sem intermediação de um vendedor ou balconista. Tem como
característica fundamental o caixa ou checkout, carrinhos ou cestas à
disposição. Já o canal tradicional é composto pelos estabelecimentos onde a
venda é realizada por intermédio de um vendedor, como é o caso de padarias e
mercearias.

Para
a diretora do Grupo Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho, os índices apontados
na pesquisa sinalizam o crescimento e abrangência da marca Utam nos seus
principais eixos comerciais. “Hoje, somos a empresa de café com a maior e
mais diversa linha de produtos do mercado”. Além disso, o Grupo Utam está
posicionado no ranking nacional da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do
Café) na 14ª posição dentre as mais de 1.000 indústrias do setor, das quais 355
são afiliadas à entidade.

Endereços na internet:
www.grupoutam.com.br
www.facebook.com/cafeutam
www.facebook.com/utam.uno
www.twitter.com/cafe_utam
http://instagram.com/utam_uno


+ Agronegócios