Pão de queijo ou pão francês: qual dos dois alimentos engorda mais?

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 9 de junho de 2022 às 18:30
  • Modificado em 9 de junho de 2022 às 18:52
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ambos são deliciosos e feitos no forno, mas cada um tem suas particularidades. Saiba mais

Ambos são deliciosos e feitos no forno, mas cada um tem suas particularidades. Saiba mais

Qual dos dois alimentos engorda mais, o pão de queijo ou o pão francês? Bem, vamos lá. O pão de queijo tem polvilho, que é um carboidrato de absorção rápida assim como o trigo do pão.

Também é “caloria vazia”, assim como o trigo, ou seja, as moléculas de glicose não vêm acompanhadas de vitaminas, minerais e fibras. O lado positivo do polvilho é que ele não tem glúten. O que pode ser menos inflamatório para algumas pessoas.

Além disso, pode ter a digestão mais fácil que o trigo. Porém, o pão de queijo leva óleo de soja, que não traz benefício algum. Ou seja, em excesso, faz mal e é mais calórico.

Pães de queijo não caseiros levam pouco queijo. Então, a quantidade de proteína é pequena e não passa de 2g em uma unidade média.

Em termos calóricos, um pão francês equivale a até 2,5 pães de queijo de tamanho tradicional (daqueles que compramos e assamos em casa). Pão de sal tem um histórico maior de refluxo, azia e “prisão de ventre” que o pão de queijo. Mas isso é muito individual.

Se você comer um pão francês e colocar queijo e presunto ou comer um pão de queijo de padaria ou de lanchonete com presunto e um pouco menos de queijo, para emagrecer, vai dar na mesma. Não são significativamente diferentes as duas opções.

Portanto, a dica é: se está com vontade de comer um ou outro, coma, mas em pequenas quantidades e, no dia a dia, utilize fontes integrais de carboidratos ou então a imbatível batata doce.


+ Bem-estar