Quer aprender a plantar rosas em casa? Veja aqui dicas infalíveis para conseguir!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 12 de setembro de 2021 às 20:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nada como ter algumas plantinhas em casa para dar mais cor e vida ao lar, não é mesmo?

Rosas são clássicas, elegantes e consideradas por muitos como a rainha das flores

 

Nada como ter algumas plantinhas em casa para dar mais cor e vida ao lar, não é mesmo?

Poderosas e cheias de energia, as plantas podem ser também uma boa aposta de decoração.

Inclusive, com o isolamento social no último ano e a consequente presença das pessoas em casa, muita gente começou a adotar a jardinagem como passatempo – prova disso é que o termo “jardinagem” esteve entre os mais buscados no Google em 2020, de acordo com o Google Trends.

E quando o assunto são as plantinhas floridas, uma das favoritas dos “pais de plantas” é a roseira.

Clássicas, elegantes e queridas, as rosas são consideradas por muitos como uma das flores mais bonitas, servindo para decorar canteiros, a mesa de jantar e até mesmo para presentear alguém especial com um lindo buquê.

Assim, se você quer ter uma roseira só para chamar de sua, veja um verdadeiro guia de como plantar rosas em casa com a ajuda da marketplace de flores Giuliana Flores!

Confira abaixo:

Que tal começar pelo começo?

Primeiro de tudo, para que uma roseira cresça bonita e saudável, ela deve ser plantada em um solo rico em húmus e, preferencialmente, argiloso.

Além disso, antes de fazer o plantio, é preciso também criar pequenas covas com 30 cm de profundidade e não esquecer que cobrir com terra depois de colocar a sua muda de rosa no solo.

Outro ponto importante é a rega das mudas de rosa antes da floração. Isso porque o recomendado é regar o solo sempre nos horários mais quentes, como na hora do almoço, por exemplo.

E atenção: é preciso aplicar fungicida quando a primeira folha nascer para garantir que a roseira fique longe de doenças e fungos.

Vale ainda:

– Preparar o canteiro 8 dias antes de começar o plantio;
– Usar 10 litros de terra natural ou esterco de gado para adubar o solo;
– Completar o adubo com 100 g de farinha de ossos e misture;
– Cavar covas com 30 ou 40 cm de profundidade para as raízes de desenvolverem;
– Ter em mente que a adubação deve ser feita no inverno e no verão para a rosa continuar saudável.

Rega

Entre o plantio das mudas até a primeira floração, o ideal é que as rosas sejam regadas todos os dias.

Após esse período, é preciso regá-las duas vezes por semana no inverno e duas vezes por semana quando o tempo estiver muito quente.

A dica aqui é observar a terra, que deve ficar um pouco seca entre uma rega e outra.

Poda

A primeira poda deve ser feita após um ano do plantio e ser repetida todos os anos. O melhor período para fazer esse procedimento é entre julho e agosto.

Outra dica importante: depois da primeira floração, faça uma poda de limpeza, cortando duas a três folhas abaixo do botão, sempre na diagonal.

Adubação

O recomenda é fazer de 2 a 3 adubações anuais. A primeira deve acontecer logo após a poda anual. Já a segunda, deve ser entre novembro e dezembro. E a terceira pode ser feita entre os meses de janeiro e fevereiro.

Além disso, vale lembrar que a melhor adubação é a orgânica, feita com esterco animal, composto orgânico, farinha de ossos e torta de mamona. O ideal é que o adubo seja espalhado com uma boa distância entre o caule e as raízes.

Pragas

As pragas mais comuns são pulgões, ácaros, trips, larvas e cochonilha. O controle dessas pragas é feito por inseticidas específicos, mas também pode ser usada a calda de fumo, que é caseira e menos tóxica.

Já os principais causadores de doenças graves nas roseiras são os fungos, como míldio, pinta preta, mofo-branco, Botrytis e ferrugem, que aparecem devido ao excesso de umidade.

Para combatê-los, podem ser usados fungicidas específicos, preferencialmente com a orientação de um profissional.

Mas e quem mora em apartamento?

Se você vive em um apê, mas, ainda assim, quer ter uma roseira só sua, opte por um vaso! E calma: o cultivo é mais simples do que parece.

Os principais cuidados são escolher um recipiente que comporte o crescimento das raízes da roseira e aplicar adubo líquido a cada 15 dias diretamente no solo.

Além disso, vale manter sua planta em um local ensolarado (pelo menos de 6 a 7 horas diárias de incidência solar direta) e bem arejado.

Por fim, lembre-se: as rosas são flores que ficam confortáveis e crescem com saúde se estiverem em um ambiente com temperaturas entre 25°C e 30°C.

*Informações Alto Astral