Tempo seco: veja 5 plantas que são umidificadores naturais para ter em casa!

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 18 de agosto de 2021 às 17:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ideais para transformar ambientes internos, elas são lindas, purificam os ambientes e vão te ajudar a respirar melhor

Em temporadas mais secas, as plantas são verdadeiras aliadas do bem-estar

 

Mais que uma questão de sobrevivência, respirar ar puro também é sinônimo de qualidade de vida.

Em temporadas mais secas, as plantas se consagram como verdadeiras aliadas do bem-estar, enquanto atuam como umidificadores naturais.

Se morar dentro de um pequeno apartamento em um grande centro urbano está tornando a sua respiração desconfortável, montar a própria urban jungle pode elevar à décima potência o nível de conforto e aconchego no seu lar.

Como em uma floresta, as espécies de vegetação são capazes de absorver a água do solo e devolvê-la ao ambiente pela transpiração das folhas.

Esse processo deixa o ambiente mais úmido, fresco e favorece o conforto térmico também em espaços reduzidos e sem muita abertura ao ar livre.

A propriedade é um dos benefícios de ter qualquer “verdinha” em casa, mas as plantas com folhagens maiores costumam ter mais destaque nesse processo.

Confira uma lista de cinco espécies ideais para montar o seu respiro verde e inspirar melhor nos próximos meses:

Lírio-da-paz

lirio da paz

Lírio-da-paz é a espécie queridinha para espaços internos

 

Além de atuar filtrando impurezas do ar — o lírio-da-paz foi considerado uma das espécies mais eficazes na remoção de poluentes, de acordo com a Nasa —, a espécie queridinha dos espaços internos também é campeã de indicações para melhorar a umidade.

Falando em números, a planta pode tornar o ar dos ambientes 5% mais úmido. Além disso, a espécie também ajuda a eliminar substâncias químicas e micróbios que causam alergias.

Zamioculca

Essa espécie que chama atenção pelo brilho de suas folhas também é uma excelente opção para umidificar ambientes. Porém, com um diferencial: nos tempos de calor, ela resiste ao ar-condicionado.

Jiboia

Essa “verdinha”, famosa por pipocar nas referências de decór no Pinterest, é superversátil e contribui significativamente para melhorar a umidade do ambiente. Plantada em vasos pequenos, ela cresce para baixo, criando cachos polpudos, que alcançam até 1,20 m de comprimento.

Clorofito

A espécie, que lembra bastante a Espada de São Jorge, absorve odores e fumaça e mantém os níveis de oxigênio do ambiente bastante altos. Ela é um verdadeiro alívio para os pulmões.

Dinheiro-em-penca

Embora tenha folhas pequeninas, essa espécie ganha em termos de quantidade — e se consagrou como uma das plantas umidificadoras.

A planta é fácil de cuidar, desde que você tenha bastante atenção: mantenha o vaso sempre úmido, mas sem exageros.

*Informações Metrópoles