Conheça a origem surpreendente de 6 formatos famosos de macarrão

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 18 de março de 2024 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Independente do país em que você nasceu, é bem provável que você já tenha saboreado e se apaixonado por algum tipo de massa ao longo da sua vida

As massas, nos mais variados formatos, são verdadeiras paixões universais – foto Freepik

 

Independente do país em que você nasceu, é bem provável que você já tenha saboreado e se apaixonado por algum tipo de massa ao longo da sua vida.

Além disso, é de senso comum que os italianos abraçaram as massas como parte de sua cultura e tornaram-se verdadeiros especialistas nessas receitas.

Afinal, o ambiente da região torna-a perfeita para o cultivo de trigo, principal ingrediente das massas, juntamente com ovos ou água. Mas será que todos os formatos de macarrão realmente surgiram na Itália?

Pensando nisso, veja uma pequena lista que conta a origem surpreendente de seis delas!

1. Lasanha

A lasanha, um dos primeiros formatos de massa conhecidos, remonta à Roma Antiga, bem como a Grécia Antiga.

Porém, a receita original era um tanto quanto diferente. Como o tomate só chegou à Europa no século XVI, alguns ingredientes interessantes foram utilizados nas suas primeiras versões.

Uma das primeiras receitas pedia que o molho de barriga de porco cozida, vinho de passas e peitos de pica-paus fossem colocados em camadas entre as “panquecas” finas.

2. Tortellini

Tortellini – foto Freepik

 

As origens dos formatos de massa mais antigos são difíceis de rastrear. Tanto Bolonha quanto Modena foram cidades que reivindicaram a criação do tortellini, mas ninguém sabe realmente onde essa massa recheada em forma de anel surgiu de verdade.

Segundo uma lenda, a receita foi criada por um estalajadeiro de Castelfranco Emilia, uma cidade italiana situada entre Bolonha e Modena.

Certo dia, quando a deusa romana Vênus hospedou-se em sua pousada, ele a espiou pelo buraco da fechadura da porta e teve um vislumbre de seu umbigo. Essa visão teria o inspirado a correr para a cozinha e inventar uma massa de formato semelhante.

3. Espaguete

Foto Freepik

 

O espaguete é indiscutivelmente o formato de massa mais famoso da Itália, e talvez do mundo, mas sua história inicial também não é clara.

Esse macarrão já era feito na Sicília por volta de 1100, mas só alcançaria tamanha fama até chegar aos Estados Unidos anos depois. No final do século XIX, o espaguete era um dos poucos pratos italianos disponíveis na América do Norte.

Os milhões de italianos que imigraram para a região nesta época também tinham acesso à carne e tomates enlatados.

Foi assim, então, que o espaguete e as almôndegas se tornaram um alimento básico nas famílias e restaurantes ítalo-americanos.

4. Penne

Foto Freepik

 

Você pode se surpreender ao descobrir o quão recente são alguns dos melhores formatos de massa, como o caso do penne.

Esse formato de macarrão em “canudinho” surgiu em 1865, quando o fabricante de massas italiano Giovanni Battista Capurro fez uma máquina que cortava tubos finos de massa em ângulo.

Ele patenteou sua máquina de penne no dia 11 de março daquele ano, o que fez esse formato de massa ser uma das poucas massas com aniversário verificável.

5. Cavatappi

Cavatappi é uma massa em formato de saca-rolhas – foto Freepik

 

O macarrão cavatappi só entrou em cena na década de 1960, quando a marca italiana de massas Barilla lançou uma nova massa tubular em formato de saca-rolhas.

Originalmente, o produto deveria se chamar “cellentani”, em referência ao cantor pop italiano Adriano Celentano.

O nome cavatappi, no entanto, foi cunhado anos mais tarde como um termo genérico para o formato de massa, uma vez que “cellentani” era marca registrada da Barilla.

6. Vermicelli

Uma das primeiras referências feitas à massa aletria, também chamada de vermicelli, veio de um livro de receitas compilado pelo gigante da culinária do século XV, Martino da Como.

Em primeiro momento, a massa foi batizada de “vermicelli”, que se traduz literalmente para “pequenos vermes”.

Posteriormente, os ocidentais decidiram aplicar o nome a qualquer macarrão asiático que parecesse semelhante.

Desde então, o macarrão fino passou a ser usado em pratos como pho e bun bo hue — famosos nos cardápios asiáticos.

*Informações Mega Curioso


+ Gastronomia