Empresário francano inova e transforma oficina automotiva em “case” de sucesso

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 16 de janeiro de 2022 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Projeto para 2022 é incluir mais um jovem no mercado de trabalho através do primeiro emprego e uma mulher na área de acabamento

Fachada diferenciada da Maioral Clínica Automotiva

Trabalhando na área de pintura automotiva desde muito jovem, o empresário Cleberson Maioral vem se destacando em Franca pela competência e inovação no ramo.

Em 2013, ele fundou a Maioral Centro Estético Automotivo, uma pequena empresa que logo foi ocupando o seu espaço na cidade. Com apenas 10 meses depois de inaugurado, o local ficou pequeno e o empresário precisou mudar a sede da empresa.

Com a graça de Deus e muita competência, passados mais 8 meses, o mais recente espaço tornou-se pequeno novamente, pois a “Maioral” já atendia as mais renomadas concessionárias da cidade.

Nesse período, Cleberson, que já carregava a ideia inovadora de inserir mulheres nesse ambiente historicamente dominado pelos homens, implantou, de forma pioneira um modelo de atendimento e serviço especialmente dedicado ao público feminino, em que as mulheres são recebidas e atendidas por mulheres, num espaço carinhosamente preparado para elas.

Jéssica (de jaleco cinza), que atuava no operacional, Priscila Maioral (meio) e Tayná que respondiam pelo atendimento à época.

Uma decisão de inclusão que gerou paz, empatia e o sentimento de pertencimento, tanto nas mulheres que eram atendidas quanto nas que estavam ali trabalhando. Sem contar com a sensação de estarem diante de um serviço prestado com transparência e honestidade.

Geralmente, as mulheres tem aversão ao adentrar numa oficina, tendo em vista que na maioria das vezes são atendidas por homens sem o devido preparo para atender o público feminino. Sem contar com ambientes carregados de decoração de mal gosto e, às vezes machistas.

Conversando com a sua esposa, Priscila Maioral, suas cunhadas, primas e conhecidas, descobriu  qual o principal sentimento delas ao irem até uma oficina, e todas foram unânimes no diagnóstico.

Cleberson não teve mais dúvida! Era o momento de dar o “start” no seu projeto!

No operacional, Jéssica transmitiu confiança e tranquilidade para as clientes que vão à Maioral Centro Estético

Com o apoio de um fornecedor, decidiu promover um breve treinamento para as mulheres que tinham interesse em trabalhar no segmento. Como todo projeto que rompe paradigmas, a sua implantação não foi nada fácil, e o primeiro grupo contou apenas com 5 mulheres, o que para Cleberson já foi uma importante vitória.

No ano seguinte, já em 2015, Cleberson inaugurava um novo endereço. Àquela altura, a Maioral já era uma realidade! A idéia era sensacional!

Priscila e Fernanda Maioral fazem parte da equipe que oferece o melhor em atendimento

“Por diversas vezes tivemos clientes (mulheres) que ao invés de ligarem para o marido, ligavam para uma especialista da Maioral  para saberem como proceder diante de uma determinada situação”, conta Cleberson.

No ano 2017 a oficina, estrategicamente, alterou o nome para MAIORAL CLÍNICA AUTOMOTIVA – O SPA DO CARRO, e não parou por aí, inovando na decoração e identidade visual, adotando uma fachada diferenciada para que as mulheres se sentissem ainda mais acolhidas ao visitarem a oficina.

Equipe feminina da Maioral Clínica Automotiva em evento da CDL Franca, aparecendo também Érica Vitorelli, uma parceira de negócios

No modelo de negócio criado por Cleberson as clientes chegam na “Maioral Clínica Automotiva” e encontram mulheres treinadas, dedicadas e preparadas para atendê-las de forma diferenciada, descobrindo com clareza o serviço necessário ser executado em seu veículo, além de experimentarem um ambiente acolhedor e familiar.

Ainda hoje é um desafio encontrar mulheres dispostas a se inserirem nesse mercado de reparo automotivo. No entanto, Cleberson e sua esposa continuarão na missão de transformar este cenário, arregimentando e treinando mulheres que desejarem se colocar neste promissor mercado.

Em 2018, resolveu dar oportunidade para jovens que, como ele, precisavam de uma oportunidade para ter seu primeiro emprego. Contratou um aprendiz, Miguel, que hoje já está na empresa há 2 anos e se tornou um grande profissional na fase de acabamento automotivo.

Contratado como aprendiz, Miguel completou 2 anos na empresa como um grande profissional na fase de acabamento automotivo

O projeto para 2022 é de incluir mais um jovem no mercado de trabalho através do primeiro emprego, uma mulher na área de acabamento (primeira fase), outra também no acabamento e mais uma na área de atendimento.

As mulheres que desejarem desbravar uma nova possibilidade profissional e construir uma carreira próspera e pouco competitiva (ainda), é só chegar na Maioral!

Ao Cleberson, restaram premiações, convites para dezenas de palestras e entrevistas, uma rotina de fazer inveja a muitos empresários.

A proposta de trabalho e o êxito na sua implementação levou a Maioral ao evento Empresas de Sucesso e Inovação do Sebrae e Senai

+ Economia