Salões de beleza vão entrar na Justiça pedindo indenização por perdas na pandemia

  • Robson Leite
  • Publicado em 4 de julho de 2021 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mais de 30% dos negócios encerraram as atividades e o setor tem mais de 50% dos negócios com dívidas consideráveis

Assim como os empresários de bares e restaurantes, também os salões de beleza vão buscar indenização na Justiça

A Associação Brasileira de Salões de Beleza (ABSB), entidade que representa empresas do setor de de beleza no país, decidiu entrar na Justiça em São Paulo para pedir indenização pelas perdas sofridas com as restrições de funcionamento durante a pandemia.

Segundo noticiou o jornal O Globo, a estratégia é entrar primeiro com ações civis públicas contra o governo do estado de São Paulo e mais 12 prefeituras no estado, incluindo a capital.

Segundo a associação, o estado paulista concentra uma fatia importante do setor de beleza no país.

Tentativa de acordo

O objetivo da medida é promover acordos e renegociações de dívidas tributárias, tanto aos estabelecimentos que precisaram encerrar as atividades quanto às empresas que permanecem em funcionamento, mas que acumularam dívidas.

“Mais de 30% dos negócios encerraram as atividades e temos mais de 50% dos negócios com dívidas consideráveis”, diz José Augusto Santos, presidente da entidade.

“E, durante o período em que os estabelecimentos ficaram fechados, não tivemos nenhuma contrapartida, benefício ou ajuda no sentido de amenizar o problema econômico causado pelo fechamento”, acrescentou.

Iniciativa ganha adesão de segmentos

A estratégia da ABSB é semelhante à iniciativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que há pouco mais de uma semana decidiu pedir indenização a prefeituras e estados por perdas sofridas com as medidas de restrição.

A entidade foi a primeira iniciar o movimento de ingressar com ações civis públicas, há pouco mais de uma semana.

O movimento tem ganhado a adesão de outros segmentos, como shoppings e confederação comercial, que também estudam entrar com pedido de reparação.


+ Economia