compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
O acúmulo de detritos pelos e produtos de limpeza pede por uma limpeza recorrente da máquina de lavar roupa

Máquina de lavar roupas também precisa de limpeza periódica – foto Arquivo
Usada para lavagem de roupas e tecidos, com o tempo, a máquina de lavar roupa também precisa de uma limpeza própria, tanto no tambor quanto nos dispensadores de sabão e amaciante.
Isso acontece, pois os produtos colocados no dispositivo deixam resíduos, assim como as roupas soltam fiapos e restos de sujeira que, ao acumular na máquina, prejudicam seu funcionamento e sua eficácia.
“A limpeza da máquina de lavar também evita o acúmulo de bactérias e previne odores desagradáveis impregnados nas peças”, complementa Rebeca Maldonado, personal organizer e criadora de conteúdo.
Veja abaixo dez dicas de profissionais para aprender a limpar a máquina de lavar roupa:
1. Atenção aos sinais
Não é após todo ciclo de lavagem que você deve higienizar a máquina. Existem alguns sinais simples de que está na hora de limpar o aparelho, como a presença de mofo ou limo nas borrachas de vedação.
“Atenção, também, ao acúmulo de fiapos, sabão ou sujeira no cesto e no dispensador de sabão”, diz a personal organizer.
Para fora da máquina, outro sinal é a presença de manchas nas roupas, mesmo após a lavagem. Este pode ser um indicativo de que o acúmulo de sujidades e substância está impedindo o trabalho do aparelho.
Ainda, a demora no escoamento da máquina é sinal de alerta para a necessidade de limpeza.
2. Mantenha periodicidade
Mesmo sem o aparecimento de sinais de sujeira, é importante realizar uma limpeza periódica de cada setor do aparelho.
Para Rafa Oliveira, personal organizer do canal Organize sem Frescuras, indica que a limpeza interna da máquina seja feita, ao menos, uma vez por mês.
“Já o filtro pode ser higienizado a cada 15 ou 30 dias, a depender do uso. As borrachas e a parte externa devem ser limpas semanalmente ou conforme o uso”, coloca.
3. Use produtos indicados para limpar a máquina de lavar roupa
Para máquina de lavar roupa, é indicado usar produtos leves e não abrasivos, além de tomar cuidado à quantidade, devendo evitar excessos para não gerarem um acúmulo nos filtros ou na parte interna do aparelho.
Os produtos mais indicados são sabão neutro, vinagre branco, bicarbonato de sódio, produtos específicos e água sanitária – quando usada com moderação.
“É importante, porém, ler as instruções da sua máquina. Alguns modelos indicam não colocar nenhum produto, podendo usar apenas água quente”, alerta Rebeca.
4. Evite artigos abrasivos
Evite o uso de produtos de limpeza ou substâncias abrasivas para limpar a máquina de lavar roupa, como cloro puro em excesso, desinfectantes e detergentes comuns, que gerem muita espuma.
O uso destes itens pode gerar acúmulo de substância no cesto, além de prejudicar a parte interna do aparelho.
5. Limpe a máquina por dentro
Cada setor da máquina de lavar roupa tem suas próprias necessidades. Para limpar a parte interna do aparelho, não há muito segredo:
– Esvazie bem a máquina, garantindo a retirada de sujeiras superficiais, como fiapos.
– “Depois, coloque 1 L de vinagre branco no dispensador de sabão. Adicione 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio diretamente no tambor ou cesto”, explica Rafa.
– Programe a máquina para o ciclo mais longo, com água quente, ou, também, para o ciclo de limpeza. Se possível, após a máquina estar cheia de água, pause-a por 1 hora para ação dos ingredientes.
– Para finalizar, após o ciclo, deixe a tampa do aparelho aberta para ventilar bem e espere secar. “Finalize passando um pano seco no interior do tambor”, recomenda Rebeca.
6. Tire os detritos com uma escova
Caso perceba que a máquina ou o filtro está com detritos de tecido e fiapos, use uma escova de cerdas macias ou um pano úmido com vinagre.
Faça o mesmo processo para retirar sabão solidificado e sujeiras acumuladas nas bordas internas ou dispensador.
7. Não se esqueça de limpar o filtro
Responsável pela retenção de fiapos, pelos, moedas e outros objetos que possam estar presentes nas roupas durante a lavagem, é importante dar atenção ao filtro da máquina de lavar roupa durante a limpeza rotineira:
– Primeiro, desligue a máquina de lavar roupa e localize o filtro – usualmente está na parte inferior frontal ou dentro do tambor.
– Retire o filtro com cuidado. Lave-o com água corrente e uma escova de dentes velha para chegar aos conatos. Caso haja sujeiras difíceis, use uma solução de vinagre com bicarbonato de sódio.
– Enxágue bem, seque com um pano macio e reposicione o filtro no aparelho.
“A limpeza do filtro evita entupimentos, melhora a drenagem da água, previne o mau cheiro do aparelho e das roupas e também aumenta a eficiência da lavagem”, coloca Rafa.
8. Higienize bem as borrachas
As borrachas da máquina de lavar roupa são as mais fáceis de sujar e deve-se dar atenção para evitar a troca do material.
Sua higienização é simples: use um pano, de preferência de microfibra, com vinagre ou água sanitária diluída para limpar toda a extensão da borracha, inclusive os vincos. Seque bem para evitar a formação de mofo.
9. Deixe a parte externa brilhante
Apesar da parte externa da máquina de lavar não ter influência na eficiência da lavagem, também é importante fazer a manutenção e limpeza para garantir a sua durabilidade.
“Desligue a máquina da tomada e passe um pano macio e úmido com água e sabão neutro nas partes laterais e na tampa”, explica Rebeca.
Para a área externa, evite o uso de esponjas abrasivas ou produtos químicos fortes que possam retirar o acabamento. Depois, seque bem com um pano limpo e seco para evitar o surgimento de manchas.
10. Quando necessário, limpe a tampa
A tampa da máquina de lavar roupa também pode acumular sujeiras e detritos, então, não deixe de higienizá-la bem.
“Use um pano com sabão neutro ou vinagre. Limpe bem as bordas, dobradiças e frestas”, coloca Rafa. Ainda, em tampas com vidro, use limpa-vidros.
Fonte: Casa e Jardim