Aprenda a usar o vinagre para espantar os pernilongos e até o mosquito da dengue

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 4 de abril de 2024 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O vinagre é um dos remédios caseiros mais eficientes para livrar as pessoas das picadas dos pernilongos

Uma das formas mais baratas e eficientes para se eliminar a incidência de pernilongos e até o mosquito da dengue nas residências durante este período de calor é a utilização do vinagre.

Devido à sua natureza ácida, o vinagre é um produto eficaz no combate e na eliminação de bactérias, fungos e outros microorganismos, mas também é muito eficaz para espantar insetos, como os pernilongos ou moscas, bem como na desinfecção da área após seu desaparecimento.

O vinagre tem um cheiro muito intenso e penetrante que é extremamente desagradável para os pernilongos. Por isso, quando esses insetos percebem seu aroma, eles não se aproximam e ficam bem longe.

Dessa forma, com a ajuda do vinagre, você pode manter sua casa ou os espaços que desejar fora do alcance deles (como acabar com pernilongos no quarto, por exemplo) e evitar as picadas irritantes que eles costumam causar.

Como usar o vinagre?

Existem várias maneiras para espantar pernilongos com vinagre e conseguir afastar esses insetos dos diferentes espaços da sua casa. Em seguida, mostraremos quais são os métodos capazes de oferecer os melhores resultados, portanto, preste atenção:

Vinagre branco

Esse método que mostra como acabar com pernilongos é muito simples e consiste em encher um copo com vinagre branco e colocá-lo em alguma superfície, seja uma mesa ou um móvel, da área que você deseja proteger contra a invasão de pernilongos.

O cheiro que o vinagre vai emitir será muito forte e irritante para esses insetos, que não vão se aproximar da área. Se você colocar o copo perto das janelas, também poderá ser uma boa maneira de impedir que eles entrem nos cômodos da casa.

Repelente de citronela e vinagre

Você também pode preparar um repelente caseiro para pernilongos combinando o vinagre com a citronela, outro dos melhores produtos naturais que existem para espantar esses pequenos insetos voadores, porque seu aroma cítrico intenso é insuportável para eles. Entenda como espantar pernilongos com vinagre e citronela:

Você só precisará diluir cerca de 10 gotas de óleo de citronela em 30 ml de azeite de oliva e adicionar 1 colher de sopa de vinagre à mistura.

Coloque o frasco com a mistura nos locais que te interessam ou use-o com um pulverizador no ambiente.i

Armadilha

Por outro lado, você pode espantar os pernilongos com vinagre ou também eliminá-los completamente usando uma armadilha caseira em que o vinagre mata os pernilongos.

Nesse caso, você deve usar o vinagre de maçã, pois o aroma doce deste produto é atraente para esses insetos e ajudará você a capturá-los para se livrar deles.

Para isso, despeje um pouco de vinagre de maçã em uma garrafa, faça um funil com um papel e coloque-o na boca da garrafa.

Depois, coloque a garrafa na área da casa que você quer manter livre de pernilongos.

Os mosquitos serão atraídos pelo aroma do vinagre de maçã e entrarão na garrafa pelo funil, ficando finalmente presos.