Como manter a calma em situações de estresse e não agir por impulso

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 30 de novembro de 2019 às 22:25
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:05
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A primeira coisa a fazer num momento estressante é mentalizar que o que te causa o estresse é algo mínimo.

Sempre que nos vemos em situações de estresse ou nervosismo, acabamos agindo por impulso, o que pode gerar desfechos ainda piores do que a situação inicial. 

Por isso é preciso manter a calma na maior parte do tempo de nossas vidas, para que tenhamos controle sobre as nossas reações e não tornemos aquilo em algo maior e mais prejudicial a nós mesmos e a quem está ao nosso redor.

Algumas técnicas, como a meditação e o mindfulness, são muito conhecidas quando se fala em manter a tranquilidade interior para lidar com diversas situações, mas a maioria das pessoas acredita que sua prática é muito complicada ou nem mesmo as conhecem. 

Contudo é possível aprender alguns “truques” para saber se acalmar quando algo estressante te afligir e, desta forma, tomar apenas boas decisões. 

Estas práticas acabam exigindo uma mudança na sua rotina, como fazer pequenas pausas ao longo do dia para mudar sua forma de pensar e reagir a determinadas situações, o que beneficia seu bem-estar mental e físico.

 O exercício propõe visualizar a situação ou a pessoa estressante e “diminuir” essa imagem na sua cabeça até que a pessoa ou o cenário fiquem bem pequenos. 

O cérebro reage a problemas grandes e próximos, portanto, ao minimizar a imagem, o cérebro se acalma e se sente menos ameaçado por aquilo que está acontecendo. 

Outra forma de lidar prontamente com algum problema é se esforçar para olhar o que está acontecendo por outro ângulo, dando outras interpretações além da sua reação inicial. 

Assim sendo, o que está acontecendo pode se tornar um desafio positivo, que te auxiliará no futuro.


+ Comportamento