Alguns mitos do mundo fitness em que as pessoas ainda acreditam. Veja mais

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 13 de fevereiro de 2023 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Um mito bem complicado é aquele que diz que a pessoa pode comer de tudo desde que esteja se exercitando regularmente

Um estilo de vida fitness atrai muita gente em busca de hábitos mais saudáveis, mas esse tipo de atividade também gera diversas crenças e mitos sem qualquer fundamento.

Para que você não se engane com algumas dessas ideias populares antes de iniciar seus treinos na academia, confira alguns dos maiores mitos do mundo fitness.

“É necessário se exercitar por uma hora para ter resultados”

Se você já se interessou pelo mundo fitness em algum momento, é bem provável que tenha ouvido falar que é necessário se exercitar pelo menos uma hora por dia para realmente ter algum tipo de resultado. Esse é um mito bem antigo e que ainda continua a ser propagado sem qualquer evidência além da crença de que mais tempo treinando equivale a mais calorias gastas.

Alguns estudos já fizeram essa comparação, com um grupo treinando por uma hora e outro malhando por trinta minutos, ao longo de três meses. No final, foi constatado que os dois grupos perderam uma quantidade equivalente de peso no geral, mas ainda havia algumas diferenças. Enquanto o grupo de uma hora comia mais e se sentia mais cansado após os exercícios, o grupo dos trinta minutos se sentia mais energizado e animado para continuar a malhação nos próximos dias.

“Exercícios antes do café da manhã queimam mais calorias”

Há quem acredite ser possível queimar mais calorias fazendo exercícios antes do café da manhã, em jejum, só que não é assim que o corpo humano funciona. Caso não haja carboidratos ou gordura à disposição, nosso corpo irá atrás dos músculos e dos fragmentos de gordura na corrente sanguínea para prover energia enquanto você se exercita.

Desta forma, você pode sentir tontura, ficar hiperglicêmico ou até desidratado durante o treino se não tiver se alimentado de forma apropriada antes. Ainda há a chance do seu corpo compensar a situação ao eliminar menos gordura, acreditando que você ficará sem energia por estar sem comida disponível.

“Você pode comer tudo desde que também se exercite”

Um mito bem complicado é aquele que diz que a pessoa pode comer de tudo desde que esteja se exercitando regularmente, sendo que o ideal é combinar o treino com uma dieta saudável e balanceada para atingir um resultado positivo para seu corpo e saúde. Fora isso, não adianta comer algo super gorduroso e calórico na maioria dos dias achando que será possível queimar tudo no dia seguinte na academia.

O seu corpo processa os diversos tipos de alimentos de forma bem diferente, então aquelas calorias de fast food podem permanecer no seu organismo por tempo mais longo do que você imagina. Além disso, uma má nutrição pode te deixar com uma sensação letárgica e totalmente sem energia, algo que não combina bem com quem quer ter uma boa rotina na academia.

“Suar pode eliminar toxinas”

Por algum motivo, ainda há muitas pessoas que acham que o nosso suor libera as toxinas do corpo, algo que aconteceria com mais frequência durante exercícios físicos. Para ficar claro, o suor serve apenas para regular a temperatura do nosso corpo e não para se livrar de algo ruim em nosso organismo.

Alguns estudos já encontraram alguns traços de toxinas no suor humano, mas as quantidades eram tão pequenas que foram consideradas totalmente insignificantes. Ainda assim, o ato de se exercitar é fundamental para a saúde dos outros órgãos que realmente podem ajudar nisso, como seu fígado e rins.

 “Se exercitar de noite vai te fazer perder o sono”

Um mito muito fácil de acreditar é que se exercitar de noite pode te fazer perder o sono. A ideia é que, ao treinar, seu corpo libera adrenalina e mantém sua mente mais ativa e difícil de desligar. Felizmente, um estudo publicado na Sports Magazine em 2019 analisou a qualidade de sono entre pessoas saudáveis que se exercitam de noite e concluiu que a malhação os ajuda a dormir mais rápido e a ficar no estado profundo de sono por mais tempo.

Ainda assim, esse estudo notou que aqueles que treinam menos de uma hora antes de deitar demoram mais para dormir e possuem uma qualidade de sono pior. Então, o ideal é ter um espaço levemente mais longo entre o exercício e a hora de dormir, sem ter que abrir mão do treino noturno.

 “Correr pode causar osteoartrite”

Correr realmente pode ter um grande impacto nas nossas pernas, joelhos e tornozelos, levando muitas pessoas a acreditarem que esse tipo de exercício causa desgaste na cartilagem e, como consequência, pode levar à osteoartrite. Para quem não sabe, essa doença degenerativa limita os movimentos, atrapalha o sono, causa depressão e dor crônica.

Felizmente, há estudos que já concluíram que a corrida ou a caminhada podem ser fatores que ajudam a reduzir casos de osteoartrite. Ainda assim, vale dizer que pessoas com sobrepeso ou que já possuem algum tipo de lesão nas articulações podem sentir mais dores ao praticar esse exercício. Por isso, o ideal é sempre procurar um profissional para estabelecer quais treinos são benéficos para casos específicos.

(Com informações do portal Mega Curioso)