Vergonha de começar a ir para a academia? Veja 7 formas de superar a timidez!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 10 de março de 2023 às 00:00
  • Modificado em 10 de março de 2023 às 16:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Apesar dos benefícios que a academia pode oferecer à saúde, muitas pessoas têm vergonha de frequentar esse ambiente e realizar os exercícios

Por conta da insatisfação com o corpo, muitas pessoas sentem vergonha de frequentar a academia – foto Freepik

 

Apesar dos benefícios que a academia pode oferecer à saúde, muitas pessoas têm vergonha de frequentar esse ambiente e realizar os exercícios.

Além da insatisfação com a aparência, o medo de não se adaptar ao ambiente também pode estar relacionado a esse problema.

“Muitos podem ser os motivos dos alunos terem vergonha de ir à academia. Seja por ser a primeira vez neste ambiente, ou por vergonha do próprio corpo, ou pela inexperiência com a atividade em si, ou por ter receio de não ser bem orientado e poder se machucar”.

“As possibilidades são infinitas e cada pessoa terá sua objeção em procurar este tipo de espaço”, diz Thais Ghendov, educadora física cadastrada no Getninjas.

No entanto, independentemente do motivo, a timidez não deve ser motivo para deixar de praticar exercícios físicos. Conforme a especialista, é possível enfrentar a vergonha e começar a treinar na academia. Veja as dicas abaixo:

1. Peça ajuda de um profissional

Sempre procure o profissional do horário em que você optar por se exercitar. Ele melhor do que ninguém está apto a te passar todas as orientações da atividade proposta.

2. Tire todas as suas dúvidas

Não aceite ajuda de pessoas que não são profissionais da área. Tire todas as suas dúvidas com seu professor. Procure ele sempre que julgar necessário para auxiliar no seu treino.

3. Use roupas adequadas

Vá com roupas confortáveis, adequadas para a prática esportiva. As mulheres, por exemplo, podem utilizar um top mais reforçado para evitar desconfortos nos seios, principalmente nos exercícios mais intensos.

4. Atenção ao calçado

Tênis confortáveis também vão auxiliar na melhor realização dos exercícios, principalmente para exercícios de impacto como corrida e dança.

5. Faça uma atividade que você goste

Escolha uma atividade física que você tenha prazer em realizar. Para isso, faça aulas experimentais e veja qual melhor se adapta ao seu perfil. Isso te ajudará a manter o foco no seu objetivo.

6. Procure um lugar que combine com você

Faça uma autoavaliação e entenda qual é o lugar que você se sente confortável para a prática de atividade física. Assim, busque uma academia em que você se sinta bem.

7. Faça da academia um compromisso

Encaixe os treinos na sua vida como um compromisso fixo na sua rotina. Se preferir, deixe tudo anotado: coloque seu horário de autocuidado na agenda e faça acontecer.

*Informações Alto Astral