Dermatite seborreica: Saiba quais são as causas, sintomas e como controlar

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 10 de setembro de 2023 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A dermatite seborreica é uma inflamação crônica na pele e pode surgir em diversas áreas do corpo, principalmente o couro cabeludo

dermatite seborreica

Dermatite seborreica também é conhecida como caspa – foto Freepik

 

A dermatite seborreica, também conhecida como caspa, é uma condição de pele comum, caracterizada pela formação de escamas brancas que descamam e se soltam, aparecendo nas roupas ou na raiz dos cabelos. Por isso, pode causar desconforto e constrangimento nas pessoas.

“A dermatite seborreica é uma inflamação crônica na pele e pode surgir em diversas áreas do corpo, principalmente naquelas que possuem um grande número de glândulas sebáceas, causando descamação da pele”, explica a tricologista Ana Carina Junqueira.

Por ser uma condição crônica, há períodos de melhora e piora dos sintomas, que podem persistir por meses ou até anos.

“A condição também pode resultar em manchas vermelhas, irritação e coceira, ocasionando feridas ainda maiores”, revela Junqueira.

Embora a caspa atinja principalmente o couro cabeludo, ela pode afetar também outras regiões do corpo. Alguns exemplos são as sobrancelhas e cantos do nariz, orelhas e o tórax.

Causas da dermatite seborreica

A dermatite seborreica pode ser provocada por fatores genéticos ou externos, como alergias, estresse, fadiga e ansiedade, por exemplo.

No entanto, o aumento do sebo e a proliferação de fungos já habitantes da pele também podem contribuir para o surgimento da doença.

“A ingestão de álcool, alguns medicamentos e o tempo frio e seco também costumam ser culpados pela caspa”, alerta a tricologista fundadora do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas em Medicina Capilar (IBEMC).

Como controlar a condição?

Não há cura para a dermatite seborreica, entretanto, existem tratamentos de controle para a condição. Entre eles, o uso de produtos para tratar e eliminar a caspa e o acompanhamento médico.

Além desses, a especialista destaca outros hábitos úteis para ajudar na situação, como tomar banhos mornos, não prender os cabelos molhados, manter o couro cabeludo seco, ter uma alimentação balanceada, garantir uma boa noite de sono e cuidar da saúde emocional.

*Informações Alto Astral