Esfoliação capilar: saiba para que serve e aprenda como fazer essa prática

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 2 de fevereiro de 2024 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cheia de benefícios para o cabelo, a esfoliação capilar ainda é bem simples de fazer; confira passo a passo

Esfoliação capilar remove células mortas acumuladas no couro cabeludo – foto Shutterstock

 

A esfoliação capilar, assim como a da pele, é uma técnica que consegue remover células mortas acumuladas e outras impurezas do local. Isso é muito benéfico para os fios, que vão crescer mais saudáveis e bonitos.

Segundo a tricologista Viviane Coutinho, a esfoliação capilar é como um detox para o couro cabeludo. “Assim como um solo desintoxicado favorece o crescimento de plantas, um couro cabeludo renovado promove fios fortes e saudáveis”, enfatiza.

A especialista também destaca que a prática é ainda mais essencial para quem tem os fios mais oleosos ou usam muitos produtos hidratantes, ou cremes de pentear, já que ela deixa o cabelo com menos oleosidade.

Mas não para por aí: a esfoliação capilar tem uma gama de outros benefícios para os fios e o couro cabeludo! Quer saber quais são eles e como aderir a essa técnica incrível? Veja a seguir:

Benefícios da prática

A esfoliação capilar é cheia de vantagens. Primeiramente, a massagem feita no couro cabeludo com os produtos esfoliantes melhora a circulação das proteínas no local, gerando madeixas mais fortes e bonitas.

Esse fortalecimento e a desobstrução dos poros também fazem com que os fios cresçam mais rápido, principal chamariz da prática para muitas pessoas.

Outro benefício é que a esfoliação capilar ajuda a evitar a dermatite seborreica. Ou seja, nada daquela caspa chata e das feridas que aparecem quando o cabelo não está corretamente higienizado. Isso sem contar que os fios vão ficar bem mais brilhantes!

Viviane Coutinho conta ainda que a saúde capilar não é apenas uma questão estética, ela está intrinsecamente ligada à autoestima e ao bem-estar. Dessa forma, a esfoliação capilar também é vantajosa nesse sentido.

Passo a passo da esfoliação capilar

Antes de é importante consultar um dermatologista, para que ele possa te indicar os melhores produtos esfoliantes para o seu cabelo especificamente.

Depois, é só seguir esse passo a passo simples:

– Com o xampu esfoliante, faça movimentos circulares usando as pontas dos dedos no couro cabeludo. Evite causar fricção no resto dos fios
– Deixe agir por alguns minutos
– Enxágue
– Siga com o resto da sua lavagem comum, incluindo uma hidratação

Sobre a frequência da esfoliação capilar, ela vai mudar de cabelo para cabelo, contudo costuma ser mais ou menos uma vez a cada sete ou dez lavagens para quem precisa deixar os fios mais saudáveis.

Se eles já estiverem bem, a quantidade pode ser menor.

*Informações Alto Astral