Terapias injetáveis para fazer o cabelo crescer realmente funcionam?

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 11 de fevereiro de 2024 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Terapia injetável para cabelos tem sido cada vez mais procurada por quem quer garantir a saúde dos fios e turbinar o crescimento

Terapia injetável para o cabelo tem sido procurada para aumentar a saúde e crescimento dos fios – foto Shutterstock

 

Recentemente, a influenciadora digital Franciny Ehlke, de 24 anos, compartilhou em seu Instagram que estava fazendo um novo tratamento para acelerar o crescimento de seu cabelo.

Segundo Franciny, que tem mais de 15 milhões de seguidores, um profissional afirmou a ela que a técnica, chamada de terapia injetável, pode fazer com que os fios cresçam até 6 cm por mês.

Mas essa história levantou a dúvida: será que é tudo isso mesmo? Para descobrir, é preciso primeiramente entender como funcionam as terapias injetáveis. Veja a seguir:

O que são as terapias injetáveis?

Trata-se de um tipo de tratamento que envolve o uso de um soro composto por nutrientes e vitaminas para trazer vários benefícios a saúde e até combater doenças em várias partes do organismo.

Pode ser injetado de duas formas: por via intravenosa, quando o soro é injetado diretamente na veia, ou por via intramuscular, quando é injetado no músculo.

No caso da terapia injetável para o cabelo, esses benefícios são voltados para a saúde dos fios. “Ela utiliza o mesmo princípio do soro para a saúde, porém, os nutrientes presentes são focados especificamente para melhorar a saúde dos cabelos, fortalecendo os fios e estimulando o crescimento saudável”, destaca Dra. Renata de Nóbrega, especialista em nutrologia.

Os fios crescem tudo isso?

Dra. Renata explica que os resultados vão variar de pessoa para pessoa. Sem a terapia, o cabelo cresce de 1 a 1,5 cm mensalmente, e com ela esse número costuma aumentar. Todavia, ela ressalta que não há comprovação real de que chegará a 6 cm por mês.

“Se você está em busca de um tratamento que traga resultados eficazes, a soroterapia pode ser uma ótima opção. Porém, é importante lembrar que cada pessoa reage de forma diferente e é necessário consultar um profissional de saúde antes de iniciar a soroterapia capilar”, orienta a médica.

Benefícios das terapias injetáveis para os cabelos

Além de ser um tratamento que faz o cabelo crescer, a terapia injetável pode conter nutrientes como vitamina C, vitamina B12, biotina e zinco, entre outros. Cada um desses deles possui funções específicas e traz diversos benefícios para a saúde dos fios. Confira:

Vitamina C: atua como um antioxidante, combatendo os radicais livres que podem danificar os cabelos
Vitamina B12: essencial para a formação de células vermelhas do sangue, que são responsáveis por transportar oxigênio para os folículos capilares
Biotina: também conhecida como vitamina H, é importante para manter os cabelos fortes e saudáveis
Zinco: regula a produção de óleo no couro cabeludo, prevenindo a oleosidade excessiva
Ferro: necessário para a produção de hemoglobina, que transporta oxigênio para os folículos capilares
Ácido fólico: importante para o crescimento celular e pode ajudar a prevenir a queda de cabelo.

*Informações Alto Astral