Cabelo precisa de protetor solar? Saiba o que dizem os especialistas!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 5 de dezembro de 2023 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O protetor solar para cabelo é um item indispensável para proteger os fios contra os danos da radiação solar

Os raios solares danificam a cutícula dos cabelos – foto Shutterstock

 

Que o protetor solar é fundamental para proteger a pele contra o sol, isso todo mundo sabe. Mas você sabia que ele também deve ser aplicado nos cabelos?

Pois é! Assim como a pele, o cabelo também pode sofrer com os danos causados pelos raios solares.

“Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o cabelo sofre sim ações maléficas pelos raios solares. O raio UVB danifica a cutícula do cabelo”.

“A partir daí, acontece a perda de umidade e o desbotamento da cor, deixando o cabelo opaco e quebradiço”, explica a médica especialista em dermatologia Lílian Brasileiro.

O uso do protetor solar específico para o cabelo pode ajudar a amenizar os danos e prevenir o câncer de pele, que também pode acometer o couro cabeludo.

De acordo com o dermatologista e professor de Tricologia, Danilo S. Talarico, o ideal é aplicar o produto todos os dias, sem exceção.

“Quando sofrer exposição direta do sol, mesmo em dias nublados, o paciente deve usar o produto e é necessário considerar a reaplicação a cada duas horas, mas caso não seja um dia ensolarado pode estender para 4 horas esse intervalo”, recomenda o especialista.

Pode usar protetor solar comum nos cabelos?

Segundo a médica, o protetor solar comum pesa nos fios, deixando o cabelo com aparência e aspecto ruim, por isso, ele deve ser evitado.

“O ideal é usar um filtro solar específico para cabelo, sempre em spray. O produto deve ser aplicado em toda a superfície do couro cabeludo”, orienta Lilian.

Além disso, o protetor solar capilar não deve ser confundido com o protetor térmico. Diferente deste, que age protegendo contra o calor das altas temperaturas de ferramentas térmicas, como a chapinha, o babyliss e o secador, por exemplo, o protetor solar capilar possui filtros UVA e UVB em sua composição.

“O protetor térmico é desenvolvido para proteger o cabelo de altas temperaturas. Ele sempre tem na base dele algum óleo ou silicone, que faz a difusão do calor”.

“Então ele é importante para casos quando a gente vai usar uma ferramenta modeladora, chapinha, aqueles modeladores”, finaliza a especialista.

*Informações Alto Astral