Seu cabelo está fraco e quebradiço? Veja 5 (maus) hábitos que fazem isso com os fios

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 10 de abril de 2024 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Algumas ações prejudicam a saúde dos fios, mas com alguns cuidados simples é possível mantê-los fortes e livres da queda

Alguns hábitos diários podem contribuir para seu cabelo ficar fraco e quebradiço – foto Shutterstock

 

Existem diversos hábitos que podem impactar a saúde dos cabelos, deixando-os fracos e quebradiços. Mas a adoção de certos cuidados podem ajudar a restaurar a beleza dos fios, viu?

Abaixo, a dermatologista Dr. Cintia Guedes listou 5 hábitos que danificam os cabelos e algumas ações que ajudam a trazer a vida de volta aos fios. Confira!

Lavar o cabelo com água quente

A alta temperatura da água remove os óleos de proteção dos fios e abre os poros do couro cabeludo, o que aumenta a produção de óleo – o famoso efeito rebote.

Além disso, a água quente desidrata a fibra capilar, deixando os cabelos secos, fracos e quebradiços.

Lavar pouco o cabelo com água

O acúmulo de shampoo a seco no cabelo pode causar caspa e entupir os folículos pilosos, dificultando o crescimento dos fios.

Portanto, o ideal é lavar os cabelos com água morna e utilizar o shampoo a seco apenas em dias em que não for possível lavá-lo no chuveiro.

Falta de cuidado ao secar os fios

Fios molhados ficam sensíveis à quebra, por isso, evite escovar ou enxugar os cabelos de forma agressiva após lavá-los.

Se for secá-lo com o secador, utilize o aparelho moderadamente, sempre depois de aplicar um protetor térmico nos fios.

Exagerar nos produtos fixadores

Se os seus cabelos são frágeis, tenha cautela ao usar o spray fixador. Esse produto tem alto índice de álcool, responsável por deixar os cabelos fracos e quebradiços. Opte por produtos mais leves que não ressequem tanto o cabelo.

Alimentação inadequada

Dietas restritivas ou pobres em nutrientes fazem o organismo digerir a energia apenas para funções essenciais do corpo, deixando os cabelos mais fracos e suscetíveis à queda.

Sendo assim, invista em uma dieta saudável e repleta de proteína magra, encontrada em alimentos como peixes, frango, feijão e lentilha.

*Informações Alto Astral