Combate ao sedentarismo: como começar a se exercitar?

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 17 de março de 2024 às 07:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Fazer exercícios ajudar a prevenir diversos problemas de saúde; comece o combate ao sedentarismo agora mesmo com essas dicas!

De acordo com a OMS, 25% dos adultos no mundo são sedentários – foto Arquivo

 

O sedentarismo é um hábito prejudicial que ainda faz parte da vida de uma grande parcela de pessoas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 25% dos adultos em todo o mundo são sedentários. Já entre os adolescentes, o número chega a 81% que não praticam exercícios.

Isso facilita o aparecimento de vários problemas de saúde e prejudica o bem-estar.

“De acordo com os dados divulgados pela OMS, mais de 5 milhões de pessoas morrem anualmente em razão do sedentarismo”, alerta Werico Rodrigues, que é educador físico e membro da Doctoralia.

Já quem pratica exercícios frequentemente consegue, a longo prazo, evitar doenças como gripes, hipertensão, doenças articulares e depressão.

Ou seja, é essencial mudar de hábitos e ter uma vida mais saudável o mais rápido possível. Que tal hoje mesmo? Confira algumas dicas de Werico Rodrigues para iniciar o combate ao sedentarismo da forma correta:

Se possível, procure um profissional

Werico explica que, para começar o combate ao sedentarismo do zero, é uma boa ideia ter a ajuda de um profissional de educação física.

“Provavelmente, ele fará a orientação de forma individualizada, isto é, levará em consideração sua realidade e condição física”, explica.

Todavia, o especialista destaca que, se você não tiver problemas de saúde e quiser começar aos poucos, uma caminhada leve, de meia hora, é o suficiente para o início de uma rotina mais ativa.

“Uma opção interessante é investir em caminhadas ou passeios de bicicleta, por exemplo. Dessa forma, estará ao ar livre, fazendo algo leve e até mesmo divertido, que também pode ser uma oportunidade para relaxar e espairecer a mente”, complementa.

Lembre-se dos alongamentos

Ao começar a fazer exercícios, muitas pessoas se esquecem da importância dos alongamentos. Eles são fundamentais para preparar a musculatura para a ação que será executada. Ou seja, precisa sempre fazer parte do treino!

Dependendo do caso, alongamento também pode ser o exercício principal da sua rotina. “Pessoas com dores articulares no quadril ou dores na lombar podem aderir a prática como atividade diária, uma vez que o exercício promove a sensação de alívio, trabalhando a mobilidade e fazendo com que as dores sejam menos intensas”, diz o educador.

Tenha uma frequência adequada

A OMS recomenda praticar atividades físicas no mínimo três vezes por semana, com foco nos exercícios aeróbicos e neuromusculares. Ter essa frequência é importante para os resultados para a saúde e ajuda a não deixar a prática de lado.

“Tente definir um horário no dia que será destinado ao exercício físico escolhido, mantendo a constância de pelo menos três vezes na semana. Caso não consiga ir em algum dia da semana, importante é não desanimar”, finaliza o educador físico.

*Informações Alto Astral


+ Boa Forma