Formula Chopp

TIPOS DE FUNÇÃO MUSCULAR

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 23 de maio de 2017 às 13:55
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:12
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Os músculos são estruturas que produzem movimento, através das suas contrações e relaxamentos. Ao montarmos um treino, dentre diversos fatores, levamos em consideração a atuação muscular em cada movimento. Agora imagina fazer isso em cada exercício… acha que é moleza?

Por isso o ato de montar um treino é um processo único, pois cada programa deve ser personalizado. Ou seja, sua rotina de exercícios é pessoal e intransferível!!!

Ao fazermos um exercício (vamos usar a rosca bíceps como exemplo), uma série de músculos participa do movimento, cada um com uma atuação, que pode ser:

⦁ AGONISTA – é o músculo principal, que produz e executa o movimento ao se contrair. Por exemplo, o bíceps braquial faz a flexão do cotovelo na rosca bíceps.

⦁ ANTAGONISTA – músculo oposto ao agonista, que relaxa após a contração do agonista, resistindo ao movimento e fazendo com que o movimento volte para a posição inicial. Por exemplo, o tríceps braquial faz a extensão do cotovelo, freando a rosca bíceps.

⦁ SINERGISTA – um ou mais músculos auxiliares durante o movimento principal. Por exemplo, o braquial e o braquiorradial também atuam na flexão do cotovelo, auxiliando o bíceps braquial durante a rosca bíceps.

⦁ ESTABILIZADOR – um ou mais músculos que estabilizam a articulação envolvida, evitando movimentos indesejados. Por exemplo, alguns músculos (serrátil, peitoral e rombóides) estabilizam a articulação do ombro para que o cotovelo faça a rosca bíceps com a técnica adequada.

​Manter a saúde dos músculos em dia é de suma importância, pois além de produzirem movimento, os músculos atuam na estabilização das posições corporais, ajudam na regulação do volume dos órgãos, auxiliam no transporte de substâncias por todo o corpo e na produção, ajudando na manutenção da temperatura corporal.

Para saber mais sobre esse assunto, você pode entrar em contato por e-mail, visitar meu blog ou acessar as minhas redes sociais (Facebook, YouTube e Instagram).

Até a próxima e vamo treinar!!


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