Especialista traz dicas para lidar com o aumento de crises alérgicas no outono

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 21 de março de 2024 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ações simples, como manter a casa limpa e livre de poeira podem ajudar a reduzir a exposição a alérgenos comuns.

Durante o outono, quando as temperaturas começam a cair e os dias se tornam mais curtos, o clima seco assume um papel significativo no desencadeamento de crises alérgicas respiratórias.

De acordo com especialistas do Climatempo, a estação contará com chuvas abaixo da média nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Essa transição sazonal traz consigo mudanças ambientais que afetam diretamente a qualidade do ar e a concentração de alérgenos suspensos.

“A queda na umidade relativa do ar durante o outono cria um ambiente propício para a dispersão de partículas finas e poeira, que são comumente associadas a reações alérgicas respiratórias”, explica Julinha Lazaretti, bióloga e cofundadora da Alergoshop, marca de produtos hipoalergênicos.

Esse cenário faz com que o clima se torne um desafio para aqueles que lidam com alergias respiratórias, exigindo cuidados adicionais para preservar a saúde pulmonar.

Como identificar a crise alérgica

“Identificar uma crise alérgica é o primeiro passo para buscar o tratamento adequado e aliviar os sintomas desconfortáveis”, pontua Lazaretti.

Segundo a especialista, os sintomas que costumam se manifestar incluem espirros frequentes, coceira no nariz, lacrimejamento nos olhos e congestão nasal ou coriza. Na maioria dos casos, as crises são desencadeadas por fatores ambientais específicos, como a presença de pólen, ácaros ou mofo.

Contudo, esses indicativos são similares à quadros de gripe e resfriado, que também apresentam maior incidência no outono.

A diferença se estabelece no fato de que, as alergias tendem a persistir ao longo do tempo, enquanto as outras condições geralmente apresentam uma duração limitada e podem ser acompanhados por febre e dores musculares, sintomas menos comuns em crises.

O diagnóstico preciso requer uma avaliação médica para determinar a origem dos sintomas, realizar testes alérgicos e direcionar o tratamento apropriado. 

Tratamento de crises

Se o diagnóstico apontar para uma alergia, existem medidas eficazes que podem ser adotadas para prevenir crises e promover um convívio mais confortável e saudável com a estação. Ações simples, como manter a casa limpa e livre de poeira podem ajudar a reduzir a exposição a alérgenos comuns.

Julinha pontua que o uso dos produtos adequados é essencial nessa condição. “Itens de limpeza hipoalergênicos são uma excelente alternativa, uma vez que possuem fórmulas que trazem segurança do usuário”, esclarece André Sobanski, CEO da Alergoshop.

A Solução ADF Plus, por exemplo, desenvolvida pela marca, atua nesse mesmo panorama e representa uma alternativa viável e eficaz para combater alérgenos e micro-organismos prejudiciais nos ambientes.

“Em quadros como esse, é fundamental eliminar, repelir e controlar a quantidade de ácaros, fungos e bactérias nos ambientes”, conclui Sobanski.

Estratégias eficientes

Capas de proteção para camas e travesseiros também se revelam estratégias eficientes de controle de crises alérgicas.

O uso desse tipo de proteção antiácaro é amplamente reconhecido como uma medida essencial no controle da asma e da rinite, conforme descrito no Consenso Mundial de Tratamento dessas doenças.

Julinha ressalta que elas formam uma barreira eficaz contra os ácaros e seus dejetos, reduzindo significativamente o contato com esses alérgenos.

Como resultado, os sintomas são mantidos sob controle, o que muitas vezes leva a uma diminuição na necessidade de medicamentos.