Quatro cidades fantasmas de Minas Gerais; uma é Desemboque, aqui perto

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de dezembro de 2020 às 16:03
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 12:20
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Veja história de Desemboque, Vila de Mato Grosso, Cemitério do Peixe, em Conceição do Mato Dentro, e Biribiri

Outrora povoados e ativos economicamente no passado, esses povoados de rica tradição, cultura e história, deram lugar à monotonia da rotina e lembranças de um passado glorioso, que ficaram nas lembranças de alguns poucos que ainda permanecem nessas localidades. 

Citamos quatro. Veja: 

1. Desemboque, o berço da colonização do Triângulo Mineiro, com 27 moradores.

2. Vila de Mato Grosso, no Serro, com apenas 1 moradora. 

3. Cemitério do Peixe em Conceição do Mato Dentro, onde a maioria dos moradores está no cemitério e 

4. Biribiri (na foto acima de Elvira Nascimento), em Diamantina, outrora vila fantasma abandonada, hoje se reerguendo, são as famosas “cidades-fantasmas” de Minas. 

Conheça a história de cada uma delas.

1 – Vila Cemitério do Peixe
Pequeno lugarejo, banhado pelo Rio Paraúna, pertencente ao município de Conceição do Mato Dentro MG, na região Central, distante 170 km de Belo Horizonte. 

Cemitério do Peixe constitui-se de uma única igreja dedicada a São Miguel Arcanjo e um cemitério, que deu nome ao lugar. 

São cerca de 200 casas todas caiadas, cheias de simplicidade e mistério. (foto abaixo de Sérgio Mourão) 

Em frente a Capela de São Miguel Arcanjo há uma placa com os dizeres  “Ó tu que vens a este cemitério, medita um pouco nesta campa fria: eu fui na vida o que tu és agora, eu sou agora o que serás um dia”

Por essas palavras e por ser um lugar praticamente desabitado, o lugarejo ganhou a fama de “cidade-fantasma”

Segundo a história popular, por volta de 1860 um rico fazendeiro conhecido por Canequinha dou parte de suas terras à Igreja para construir em sua fazenda uma capela e um cemitério. 

Mandou ainda construir algumas casas em torno da capela e do cemitério para os padres e fiéis. Por ironia do destino, foi enterrado no cemitério que mandou construir. 

É o primeiro túmulo na entrada do cemitério com data de sepultamento em 1941. No túmulo há uma placa escrita: “Fundador”. 

Já o nome peixe, segundo a história popular, vem de um escravo apelidado de “Peixe” que teria sido sepultado no cemitério bem antes do Canequinha. 

Como o escravo era muito estimado por seu senhor, o local passou a ser chamado de Cemitério do Peixe e o nome se popularizou. 

2 – Vila de Desemboque – Sacramento

O povoamento do que é hoje Desemboque (foto acima de Luis Leite), distrito de Sacramento no Triângulo Mineiro começou em 1766 com a chegada de bandeirantes  em busca de ouro na região e em Goiás. Naquela época, o arraial prosperou a ponto de ter quase 2 mil moradores, sendo o centro de lazer da região pois tinha até cassino, além de ser um importante centro comercial e de mineração do Triângulo Mineiro. Com a escassez do ouro, a partir de 1871, os moradores foram fechando seus comércios e se mudando para outras regiões mais prósperas, deixando para trás suas casas. 

 A vila outrora povoada, ficou deserta. Ficou a história de um passado glorioso e relíquias daqueles tempos com as igrejas de Nossa Senhora do Rosário e a de Nossa Senhora do Desterro, cemitério e um charmoso casario colonial.

Uma vez no ano, seus moradores se reúnem no período da festa junina para carreada de bois (na foto acima de Luis Leite) e queima da fogueira. 

Nessa época, a vila fica repleta de pessoas que vem da região para prestigiar a festa. 

3 – Vila de Biribiri – Diamantina

A charmosa Vila de Biribiri (na foto acima de Elvira Nascimento) fica em Diamantina MG, no Alto Jequitinhonha, a 298 km de Belo Horizonte. 

Foi construída em 1876 para ser moradia dos funcionários de uma fábrica de tecidos. Uma bela igreja, casas em estilo colonial, gerador de energia elétrica próprio, pequeno comércio e até um pensionato para receber viajantes. 

Nos áureos tempos do início da industrialização em Minas, Biribiri chegou a ter mais de mil moradores. 

A economia e vida em Biribiri girava em torno da fábrica de tecidos e o arraial prosperou, pelo menos até 1973 quando a fábrica fechou suas portas. 

Sem emprego, aos poucos, os moradores da vila foram deixando suas casas e migrando para outras cidades, em busca de trabalho. 

A vila foi tombada como patrimônio histórico, sendo hoje uma das principais atrações turísticas de Diamantina. 

Possui pousada, uma casario bem preservado, bem como sua igreja, restaurada e bem cuidada (na foto acima de Edison Zanatto)

O visitante também pode conhecer as belezas naturais em seu entorno como as cachoeiras dos Cristais e da Sentinela. 

04 – Vila de Mato Grosso – Serro MG

Até 1966, o nome da Vila era Mato Grosso, sendo alterado para Vila Deputado Augusto Clementino, mas popularmente, ainda é chamada de Vila de Mato Grosso. (na foto acima de Thelmo Lins)

É distrito de Serro MG, no Alto Jequitinhonha e fica cerca de 18 km de distância. 

Sua história começou por volta de 1714, com a chegada de bandeirantes e a crença que na Serra da Carola, milagres aconteciam por intercessão de Nossa Senhora das Dores e até hoje, difícil encontrar alguém que desconheça graças alcançadas. 

A crença, desde aqueles tempos, atraiu peregrinos para o local e para atender os fiéis, uma pequena vila, com capela e casas bem pequenas, foram construídas por devotos, para ficarem durante o período de peregrinação, ao invés de ficar indo e vindo, subindo um morro, ficam por lá, nas casinhas, durante as celebrações religiosas.

São cerca de 100 casas, muito simples, muitas delas com apenas um cômodo, paredes caiadas e bancos de madeira entre as pequenas ruas da vila. 

Completando a arquitetura do lugar, a Capela de São Sebastião, padroeiro do distrito e de Nossa Senhora das Dores, construídas em estilo barroco, dão um charme característico das vilas mineiras. 

Nessas são realizadas as Festas de Nossa Senhora do Rosário, o jubileu e de Nossa Senhora das Dores. Embora construídas pelos fiéis, o local pertence a Igreja Católica.

Nas casinhas não moram ninguém, mas tem moradores nas redondezas próximas. São apenas usadas pelos fieis no mês do jubileu, na 2ª e 3ª semanas de julho, na Festa de São Sebastião em abril e de Nossa Senhora das Dores em setembro. 

Assim a vila, conhecida como Vila Fantasma,  se enche de fiéis. (foto acima de Thelmo Lins) Fora dos dias de jubileu, os visitantes podem visitar a vila e conhecer a mística, charme e beleza do lugar. Na cidade, Serro, tem guias e até setores do turismo local que oferecem passeios à Vila Fantasma.

Fonte: Conheça Minas. Texto de Arnaldo Silva


+ Turismo