Fazenda centenária na região de Franca, com engenho à roda d’água, recebe turistas

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 19 de novembro de 2023 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O passeio dos turistas pela Barra Grande pode ser concluído com um almoço feito com alimentos cultivados na própria fazenda

Uma fazenda de 163 anos no interior paulista que produz 40 mil litros de cachaça por ano em um engenho movido à roda d’água abriu suas portas à visitação de turistas interessados em conhecer a história do local, degustar a bebida e ainda aproveitar a gastronomia da propriedade.

A grande atração da fazenda Barra Grande, em Itirapuã, na região de Franca, é o engenho centenário, que, segundo o empresário Maurílio Figueiredo Cristofani, é o mais antigo e único do Estado a ter como força motriz a água. A estrutura que fabrica hoje vários rótulos de cachaça produzia no passado também o melado, rapadura e açúcar mascavo.

Além das enormes rodas de água em funcionamento e dos equipamentos de cobre, também impressionam os visitantes as instalações preservadas de uma antiga usina hidrelétrica, uma máquina de beneficiar arroz e um monjolo.

Palavra do inovador

“Sou da quinta geração da família. Desde que comecei a trabalhar na fazenda há 22 anos, eu quis preservar a estrutura. Viajei por todas as regiões produtoras de cachaça do Brasil e não vi nada semelhante ao que temos aqui: um bom produto e um grande patrimônio histórico”, conta Maurílio, engenheiro agrônomo de 44 anos.

Segundo ele, “nossas cachaças já estão nos rankings das melhores do país e agora resolvemos apostar também no potencial turístico da propriedade com visitas guiadas, degustações e almoço com produtos locais”.


+ Cidades