Joias de prata: Confira 4 dicas para limpar e armazenar corretamente

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 16 de julho de 2023 às 07:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Manter as joias limpas e armazenadas é a forma correta de protegê-las dos efeitos naturais do tempo

Prevenir a oxidação das joias em prata é fácil e simples – foto Freepik

 

O cuidado com as joias é um passo importante para prevenir a oxidação do objeto, processo que pode ocorrer em contato com o suor, produtos químicos e até mesmo com um alto teor de ácido úrico. Por isso, manter as joias limpas e armazenadas é a forma correta de protegê-las dos efeitos naturais do tempo.

Para te ajudar a garantir que suas joias, principalmente aquelas feitas de prata, fiquem sempre brilhantes e prontas para qualquer ocasião, a CEO da Céu de Prata, Yara Machado, separou 4 dicas de como cuidar corretamente do objeto.

Pasta de dente

Um dos truques mais conhecidos para limpar e devolver o brilho da peça, no entanto, precisa ser o creme dental branco, pois é a única opção que realmente funciona.

Aplique um pouco de pasta na superfície escolhida e esfregue gentilmente com um pano macio ou esponja. Quando finalizar lave com água e sabão e deixe secar em local arejado. Após secar bem é possível utilizar uma flanela mágica para conseguir um brilho extra nas joias.

Banho em bicarbonato

O brilho e a coloração original voltam sem esforço com esse método simples de limpeza, porém evite usar o produto ou limpar a peça em excesso, pois isso pode danificar o brilho e pequenos detalhes do objeto.

Em uma tigela, misture meio litro de água fervendo com duas colheres de café de bicarbonato e uma de sal em uma tigela. Mergulhe as joias pequenas embrulhadas em papel alumínio. Espere alguns minutos. Retire da solução e posicione em uma superfície arejada para secar.

Limpeza com papel alumínio

É a opção mais indicada para peças com muitos detalhes. Coloque a joia em um recipiente de vidro. Feito isso, adicione água fervendo e papel alumínio. Deixe o líquido agir por cerca de vinte minutos ou até a prata clarear completamente. Por fim, lave em água corrente e seque bem cada peça com um pano ou flanela macia.

Armazene corretamente

A forma certa de organizar e armazenar também faz parte da limpeza e auxilia na durabilidade e manutenção do brilho.

Portanto, mantenha suas joias de prata em local seco e arejado, de preferência em um porta-joias que possua um espaço para cada uma. Brincos e berloques pequenos podem ser guardados em sacos plásticos unitários.

*Informações Alto Astral