Chuva de meteoros terá pico nesta sexta (22) e sábado (23); saiba como observar

  • Nene Sanches
  • Publicado em 22 de dezembro de 2023 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para quem deseja tirar uma foto do fenômeno, a Nasa separou algumas dicas, e alerta que esse pode ser um exercício de paciência.

Uma nova chuva de meteoros terá um pico entre os dias 22 e 23 de dezembro deste ano. O fenômeno acontece este ano entre os dias 17 e 26 do mesmo mês.

Essa chuva geralmente é mais fraca, com aproximadamente cinco meteoros por hora, de acordo com o Royal Museums Greenwich.

Além disso, especialistas avaliam que o fenômeno não terá uma boa visibilidade em 2023, já que a lua estará crescente e com um percentual de iluminação de 89% em 23 de dezembro. A lua cheia deve durar até em 26 de dezembro às 19h33.

A chuva de meteoros Úrsidas é provocada por restos de poeira do Cometa 8P/Tuttle, à medida que ele passa pelo sistema solar em sua jornada ao redor do Sol a cada 13,5 anos.

Como assistir?

Observar a chuva de meteoros Úrsidas precisa ser feito em local escuro. Observar o fenômeno não exige nenhum equipamento como telescópio ou binóculo, mas é importante ressaltar que a visibilidade do céu no período estará comprometida pela lua cheia.

Para quem deseja tirar uma foto do fenômeno, a Nasa separou algumas dicas, e alerta que esse pode ser um exercício de paciência. Isso porque os meteoros cruzam o céu rapidamente e sem aviso prévio.

Segundo a CNN Brasil, as orientações foram pensadas para câmeras DSLR ou sem espelho, mas algumas câmeras automáticas com controles manuais também podem ser usadas.

Dicas para fotos

Escolha o local de fotografar: se certificar de que o céu não está nublado e verificar o clima;

Se afaste das luzes da cidade e encontre um lugar com céu escuro;

Usar um tripé;

Usar uma lente grande angular;

Usar um cabo disparador do obturador ou o temporizador integrado da câmera;

Focar a lente manualmente;

Apontar a câmera;

Calcular o tempo de exposição;

Experimentar modos diferentes de fotografar, alterando uma configuração de cada vez;

Aproveitar o show!


+ Astronomia