Vídeo mostra explosão impressionante de meteoro no céu, que assusta moradores

  • Nene Sanches
  • Publicado em 10 de julho de 2022 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Moradores que acordaram cedo, antes mesmo do Sol nascer, tiveram a visão de um meteoro explodindo no céu noturno

Moradores de algumas cidades chilenas foram surpreendidos na última quinta-feira (07).

Aqueles que acordaram cedo, antes mesmo do Sol nascer, tiveram a visão de um meteoro explodindo no céu noturno.

O fenômeno foi visível nas cidades de Mendoza, Neuquén e Santiago do Chile. O momento foi registrado por câmeras da empresa de telecomunicações chilena Ledrium.

Na imagem, é possível observar a cidade de Santiago do Chile inteira iluminada por luzes artificiais. Por volta das 5h44 (horário local), surge uma bola branca no céu que explode em poucos segundos, desintegrando-se perto da Cordilheira dos Andes. Moradores da região disseram a jornais locais que ouviram barulho semelhante ao de um trovão.

 

Objeto pequeno, mas com muito brilho

Segundo o portal Gizmodo Brasil, pesquisadores do Departamento de Astronomia da Universidade de Concepción, no Chile, estimam que o objeto em questão não seja muito maior do que uma pedra.

Ele foi atraído pela gravidade e, devido a alta velocidade, começou a pegar fogo ao passar pela atmosfera, atingindo temperaturas extremamente altas e evaporando no céu.

A bola de fogo é considerada um meteoro porque se desintegrou antes mesmo de tocar o chão. Caso o pedregulho tivesse caído na Terra, seria chamado de meteorito. Neste caso, ele poderia ainda formar uma cratera na superfície devido à força do impacto.

Confira:


+ Astronomia