Acabou o mistério: governo dos EUA confirma que um objeto interestelar caiu na Terra

  • Nene Sanches
  • Publicado em 15 de abril de 2022 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Relatório antes secreto confirmou suspeitas de cientistas, de que objeto de fora do Sistema Solar caiu no Oceano Pacífico em 2014

Um objeto interestelar caiu na Terra, em 8 de janeiro de 2014, no Oceano Pacífico. O feito histórico antes era um boato investigado por cientistas, mas foi finalmente confirmado pelo Pentágono, o alto-comando militar dos Estados Unidos, em um memorando oficial.

O relatório do Comando Espacial, anteriormente secreto, registrou uma bola de fogo na costa de Papua-Nova Guiné. O impacto provavelmente espalhou outros detritos na região, segundo o registro, que foi divulgado pelo portal Notícias R7.

O impacto marca a primeira queda de um objeto de fora do Sistema Solar no planeta. Retroativamente, é também o primeiro objeto do tipo a passar pelo nosso sistema planetário — antes do registradíssimo Oumuamua, visto no final de 2017.

O objeto tinha cerca de 0,45 m e viajou até o planeta a 210.000 km/h. A hipótese de que o impacto fora causado por um objeto interestelar não é inédita, e já fora investigada por dois pesquisadores de Harvard — que publicaram um artigo sobre a possibilidade em 2019.

Papua Nova Guiné

“Uma coisa que vou verificar (…) é se é possível vasculhar o fundo do oceano na costa de Papua Nova Guiné e ver se conseguimos algum fragmento [do objeto]”, disse Amir Siraj, pesquisador de Harvard e um dos autores do estudo, em entrevista ao site Vice.

Apesar da esperança, ele reconhece que procurar pedaços pequenos de material rochoso no fundo do oceano não é das tarefas mais fáceis.

O estudo de Siraj e do orientador dele, Avi Loeb, ainda não foi revisado cientificamente porque a descoberta estava cercada da burocracia e dos segredo do alto escalão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Com o tweet que confirma a descoberta, o caminho está aberto para a revisão do artigo da dupla.


+ Astronomia