Micropigmentação, tatuagem e maquiagem definitiva: veja as diferenças

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 19 de novembro de 2017 às 12:48
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Procedimentos têm técnicas, tintas e aparelhos diferentes para realização de cada um, bem como o resultado

A micropigmentação da pele é um processo estético que caiu nas graças das brasileiras e hoje é um dos mais procurados nas clínicas ou com profissionais especializados, atualmente, é muito usado para realçar sobrancelhas, mas também tem outros fins, como delinear os olhos, por exemplo.

Mas você sabe qual a diferença entre o processo de micropigmentação e a tatuagem?

Muita gente já ouviu falar que a micropigmentação é tatuagem, mas que tem duração de 6 meses a 1 ano. Como é possível uma tatuagem sair em até um ano? 

A micropigmentação alcança apenas a camada superficial da pele ou, no máximo, dependendo do caso, a segunda camada, enquanto a tatuagem chega à terceira e última camada. Como nessas camadas menos profundas ocorrem mudanças celulares, ou seja, se renovam de tempos em tempos, a renovação celular acontece como um processo natural do organismo e acaba por determinar o prazo de validade do procedimento. Já a tatuagem é mais profunda, feita com outro tipo de tinta e para que seja removida é necessário um processo doloroso a base de laseres especifícos para cada cor.

O efeito da micropigmentação pode durar até um ano, dependendo do tipo de tinta e da forma como foi aplicada.

Além disso, a micropigmentação tem resultados mais naturais. As cores usadas são mais claras do que as usadas em tatuagens e até mesmo em maquiagem definitiva.

O equipamento utilizado também é outro. Enquanto a tatuagem tem as máquinas, o aparelho usado para a micropigmentação, chamado dermógrafo, tem uma rotação menor, deixando o traço mais suave.

A micropigmentação também é muito usada para camuflar cicatrizes, manchas e em reconstruções de auréolas dos seios.

Mas um procedimento que pode devolver  a autoestima e fazer uma diferença incrível na aparência, caso seja feita por profissional não qualificado ou de maneira incorreta, pode ser desastroso.

Por conta disso, peça sempre referências sobre o profissional indicado, tanto com resultados do trabalho quanto comentários de clientes que passaram pelo procedimento.