Efeito rebote na pele: saiba o que é e como evitar o problema

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 4 de abril de 2024 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O efeito rebote é uma condição que pode prejudicar a saúde da pele e do couro cabeludo; saiba o que fazer para evitar o problema

Efeito rebote é um mecanismo natural de defesa da pele – foto Freepik

 

Você sabe o que é o efeito rebote na pele? Trata-se de um fenômeno que ocorre quando fazemos o tratamento da pele de maneira errada, trazendo consequências para a beleza e saúde da região.

Para entender as causas e prevenir a condição, a médica dermatologista Geisa Costa, explicou o que é o efeito rebote e o que fazer para manter a pele saudável. Confira!

O que é efeito rebote?

O efeito rebote é um mecanismo de defesa natural da pele que acontece quando a oleosidade da região é removida em excesso, fazendo com que a pele produza mais óleo para tentar reparar a perda.

Isso ocorre principalmente no rosto e no couro cabeludo, tornando essas regiões propensas ao aparecimento de acne e espinhas, além da caspa.

“O organismo entende que houve um ressecamento e as glândulas sebáceas trabalham excessivamente para repor o que foi perdido, ocorrendo esse efeito”, explica a médica Geisa Costa.

O efeito rebote é uma condição que pode prejudicar a saúde da pele e do couro cabeludo. A especialista conta que a condição pode acontecer devido ao uso incorreto de produtos para minimizar a oleosidade da pele ou pela lavagem do couro cabeludo com água muito quente.

Como prevenir?
Para prevenir que o efeito rebote ocorra, a profissional recomenda procurar sempre um dermatologista para te auxiliar a montar uma rotina de skincare específica para o seu tipo de pele e suas necessidades.

Além disso, é importante evitar lavar os cabelos com água excessivamente quente. A temperatura da água pode estimular o aumento da produção de sebo, deixando o couro cabeludo ainda mais oleoso.
O ideal é lavar os cabelos com água morna, assim não estimula a oleosidade e também não aumenta as chances da proliferação dos microrganismos envolvidos na dermatite seborreica, por exemplo.