Exagerou no chocolate? Veja dicas para cuidar da saúde da pele

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 2 de abril de 2024 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Especialista explica os cuidados necessários para preservar a beleza da pele com o consumo em excesso de chocolate

Exagerou no chocolate na Páscoa e a pele está pedindo socorro? Saiba o que fazer! Foto Shutterstock

 

O chocolate é considerado um dos principais vilões da pele saudável. Com a Páscoa, algumas pessoas podem ter se privado do consumo de chocolate para prevenir o surgimento de acnes e espinhas.

No entanto, não é preciso abrir mão do chocolate para preservar a saúde da pele, viu? Basta escolher o tipo certo e consumir de maneira equilibrada, explica a médica especialista em dermatologia Flávia Vilela.

“O ideal é optar pelos mais escuros e amargos, pois contém menos açúcar e são ricos em antioxidantes”, destaca ela.

“Evite chocolates muito processados que contém muita gordura saturada, o que ocasiona alergias e acne na pele”, orienta.

Como recuperar a saúde da pele?

Se você comeu mais chocolate que deveria nesta Páscoa, calma que é possível cuidar melhor da pele com uma rotina de skincare e alguns tratamentos dermatológicos no consultório.

O primeiro passo é realizar uma limpeza de pele profunda para recuperar a pele dos excessos. “Remova qualquer resíduo de sujeira para evitar obstrução dos poros e reduzir o risco de acne. Use um limpador suave e siga com um hidratante para manter a pele equilibrada”, explica Flávia.

O sono de qualidade também é fundamental para a regeneração da pele e a prevenção do surgimento de espinhas. “O descanso adequado ajuda na recuperação da pele após os excessos do chocolate”, ressalta a profissional.

Já em casos mais severos, a recomendação é tratar a pele com laser e peeling. “Com um tratamento composto, é possível ter bons resultados mais rápido, eliminando a acne, reduzindo a inflamação e estimulando a produção de colágeno”, indica a médica.

O tratamento também pode ser conciliado com medicamentos via oral. No entanto, é importante consultar um especialista para realizar o procedimento de forma segura e evitar problemas que possam agravar ainda mais a condição da pele.

*Informações Alto Astral