Glitter no Carnaval: saiba como usar e os cuidados necessários

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 3 de fevereiro de 2024 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O glitter é bem típico das maquiagens no Carnaval, porém esse item pode fazer mal para a pele se os cuidados necessários não forem tomados

Glitter é um item básico que não pode faltar na maquiagem de carnaval – foto Shutterstock

 

Se tem uma coisa que não pode faltar no look para a folia é o glitter. Esse elemento pode aparecer nas roupas e acessórios e é ainda mais comum ele surgir no rosto, na make de Carnaval.

Mas, nesse caso, surge a questão: será que pode mesmo passa o brilho no rosto ou isso vai fazer mal para a pele?

Segundo Dra. Fernanda Nichelle, médica que atua exclusivamente na área estética, pode sim, só é preciso tomar cuidado para prevenir problemas.

Primeiramente, é importante estar atento para se o produto tem algum ativo que possa irritar a pele. “Em caso de irritação, a orientação é remover imediatamente o glitter do rosto e procurar orientação médica”, ensina.

Além disso, há uma forma certa de colocar e tirar o glitter da pele. Confira a seguir!

Aplicando e retirando o glitter

Antes de tudo, é recomendado fazer um teste com o produto brilhante, deixando pelo menos 24h em contato com a pele.

A área pode ser atrás da orelha ou no antebraço. Assim, será possível ver se você tem alguma reação alérgica ao glitter.

Na hora de aplicar a maquiagem em si, prepare a pele usando filtro solar antes de passar o brilho. Outra dica da especialista é misturar o glitter em um creme hidratante para ele fixar melhor e não agredir o rosto.

Já após a retirada do glitter, a sugestão da médica é hidratar bem o rosto com algum creme adequado ao seu tipo de pele, para evitar que haja qualquer irritação.

Outras dicas para cuidar da pele no Carnaval

Não é apenas com o glitter que é preciso ter certa atenção no Carnaval. Esse período traz vários outros riscos para a pele e, por isso, é essencial seguir algumas dicas.

Veja algumas pensadas pela Dra. Fernanda Nichelle:

Proteja-se do sol: é essencial aplicar filtro solar com FPS de no mínimo 30 diariamente e renovar a proteção a cada três horas. Investir em sombrinhas, óculos escuros e chapéus também pode ser bom.

Além disso, é preciso interromper o uso de produtos que contenham ativos sensíveis à exposição solar, como o ácido retinóico.

Cuidado com certos produtos: tintas para cabelo, sprays, espumas, e maquiagens muito usadas no Carnaval podem causar danos à pele. Portanto, é crucial ficar atento a esses produtos, escolhendo-os com cuidado.

Mantenha a hidratação: nesse sentido, a água termal é um excelente item para se carregar na bolsa. Ela deve ser borrifada no rosto para prevenir o ressecamento da pele, proporcionar hidratação e refrescar durante as festas.

Não se esqueça dos lábios e intensifique a hidratação com um produto específico para essa região.

Remova tudo após a folia: remova completamente a maquiagem e lave o rosto com produtos específicos para eliminar os resíduos e impurezas, prevenindo danos futuros.

*Informações Alto Astral