INSS suspende benefício de mais de 8 mil segurados. Saiba quem será afetado

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 28 de julho de 2022 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Segundo análise do Tribunal de Contas da União, o INSS pagou 80 milhões de reais, no decorrer de 2021, para segurados falecidos

Na tentativa de identificar os beneficiários que se apropriaram indevidamente dos recursos pagos através de pensões ou aposentadorias, benefícios do INSS são cancelados.

Segundo uma análise realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o INSS pagou 80 milhões de reais, no decorrer de 2021, para segurados falecidos.

Os benefícios indevidos do INSS encontrados no pente fino são principalmente aqueles pagos para segurados que não estão mais em vida. Infelizmente, é muito comum que pessoas não beneficiárias se aproveitem da posse do cartão e da senha de aposentados, para fazerem uso do dinheiro em seu lugar, mesmo após o óbito destes.

Atualmente, devido ao Sistema de Informação de Óbitos (Sisob) os números dessa recorrência têm reduzido. Isso porque quando os cartórios são comunicados sobre o óbito de um cidadão, a certidão é emitida e informada ao Dataprev, o CPF do falecido é retirado do sistema, impedindo assim eventuais pagamentos de benefício.

Segundo o portal Rotas de Viagem, dos 80 milhões de reais em aposentadorias e pensões pagas indevidamente em 2021, 53 milhões estão acima do teto do Regime Geral, e os outros 27 milhões foram direcionados a pessoas falecidas.

O INSS já informou que irá cobrar dos beneficiários os valores pagos indevidamente. Caso o pedido de ressarcimento seja realizado e a pessoa se recusar a devolvê-lo, poderá ser acionado pela Justiça.

Como reativar em caso de cancelamento indevido?

Caso o beneficiário ainda esteja vivo e tenha o benefício interrompido, é possível solicitar a reativação do pagamento. Para isso, é necessário acessar o site, ou aplicativo, “Meu INSS”. Ao acessar o site, selecione a aba de “Novo Pedido”.

Assim que estiver disponível, digite o nome do serviço/benefício desejado e selecione-o. Logo mais, aparecerá um texto na tela, com as instruções necessárias para os próximos passos.


+ Aposentados