Aumenta o colágeno e ajuda a reduzir rugas: confira os benefícios do repolho!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 17 de abril de 2024 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O repolho tem chamado a atenção pelos seus múltiplos benefícios à saúde relacionados, principalmente, com a aparência da pele

Repolho tem chamado a atenção por diversos benefícios para a pele – foto Freepik

 

Na busca constante por ingredientes que beneficiem o nosso organismo, muitas pessoas caem na situação comum de consumir medicamentos ou outros tipos de drogas que podem ser contraproducentes para o bom funcionamento do corpo.

Nesse sentido, é fundamental rever as propriedades de muitos alimentos que comemos e que muitas vezes negligenciamos.

Um deles é o repolho, um vegetal que se tornou alimento básico em muitas culturas ao longo da história.

Esse vegetal, muito semelhante à alface na aparência e no sabor, tem importância significativa tanto na culinária quanto na saúde humana.

A sua origem remonta a milhares de anos, existindo evidências do seu cultivo no Mediterrâneo e em regiões da Ásia.

Desde então, foi incorporado às cozinhas de todo o mundo e tem sido valorizado pela sua versatilidade na hora de cozinhar.

Atualmente, o repolho tem chamado a atenção pelos seus múltiplos benefícios à saúde relacionados, principalmente, com a aparência da pele.

Efeitos positivos do consumo do repolho

Esse vegetal é uma excelente fonte de nutrientes essenciais para manter um sistema imunológico saudável, promover a saúde óssea e regular diversas funções do corpo.

Ele apresenta boas concentrações das vitaminas C, K e B9, e dos sais minerais cálcio, potássio e magnésio.

Porém, um dos destaques do repolho é o seu impacto positivo na pele.

A nutricionista colombiana Adriana Pinillos, criadora de conteúdos de alimentação e bem-estar no TikTok, garante que esse vegetal contém poderosos antioxidantes, como flavonóides e compostos fenólicos, que ajudam a proteger a pele dos danos causados ​​pelos radicais livres e por fatores ambientais como o sol ou o desgaste da pele ao longo do tempo.

Sendo uma excelente fonte de vitamina C e outros nutrientes essenciais, a especialista também afirma que o repolho pode ajudar a estimular a produção de colágeno, mantendo a pele firme, macia e radiante.

Além dos benefícios para a pele, o repolho também é conhecido por sua capacidade de promover a saúde digestiva.

Ele é fonte de fibra, ajudando a manter a regularidade intestinal e a prevenir a prisão de ventre. Além disso, certos compostos encontrados no repolho, como os glucosinolatos, já foram relacionados à redução do risco de câncer de cólon e de outros tipos de doenças muito presentes no dia a dia.

*Informações O Globo