Chocolate causa acne? Saiba a verdade por trás dessa dúvida!

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 15 de março de 2024 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Entenda de uma vez por todas se o chocolate faz bem ou não para a saúde da pele e se influencia na piora do quadro de acne

Chocolate sempre foi um vilão para quem sofre com acne – foto Shutterstock

 

O chocolate sempre foi considerado um vilão para as pessoas que têm acne, por estimular a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, o que aumenta a quantidade de espinhas na pele. Mas será que o alimento pode mesmo agravar a condição?

O dermatologista José Roberto Fraga Filho, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), esclarece que não é o chocolate que causa a acne, mas sim o açúcar, a gordura hidrogenada e o leite acrescentado a ele.

“O açúcar é o grande vilão do mundo moderno, pois sua ingestão em excesso faz com que produzamos radicais livres, que seria o ‘lixo produzido pelo nosso metabolismo’”, aponta o diretor clínico do Instituto Fraga de Dermatologia.

De acordo com ele, “esse radical livre é difícil de ser liberado, levando então ao aumento dos riscos de diabetes, obesidade, síndrome metabólica e consequentemente o envelhecimento de modo acelerado”.

Então, o que fazer?

Para quem sofre com acne, mas não quer ter que abrir mão do chocolate — principalmente com a chegada da Páscoa — o dermatologista recomenda consumir opções com alto teor de cacau, já que possuem baixa concentração de leite, açúcar e gorduras em sua composição.

“Quanto menor for a quantidade desses ingredientes e mais concentrado for em cacau, menos mal fará. Assim, dê preferência aos chocolates com 70% ou mais de cacau”, orienta José Roberto.

O dermatologista ressalta que o cacau é um produto versátil, que por ser rico em minerais e polifenóis, pode ser usado nos cosméticos anti-idade, sabonetes, shampoos, condicionadores e até hidratantes corporais.

No entanto, é importante lembrar que o chocolate branco é feito com a manteiga do cacau e não com a fruta. Por isso é muito mais rico em açúcar e gordura hidrogenada.

Então, se você tem acne e/ou convive com espinhas na pele, deve fugir desse produto.

*Informações Alto Astral