É verdade que tomar zinco faz com que o Botox dure mais? Descubra!

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 3 de março de 2024 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Alguns médicos afirmam que o suplemento aumenta a eficácia e a duração do Botox em 30%. Saiba o que dizem os estudos

Segundo alguns especialistas, tomar suplemento de zinco pode aumentar a eficácia e a duração do Botox em 30% – foto Arquivo

 

No geral, o efeito do Botox costuma durar aproximadamente quatro meses. Mas digamos a verdade: tudo o que nós queríamos é que o procedimento fosse eterno, não é mesmo?

No TikTok, uma série de postagens de dermatologistas e demais produtores de conteúdo afirmando que tomar zinco pode aumentar a durabilidade das injeções de Botox viralizou.

“Tome zinco cinco dias antes do tratamento e cinco dias depois – isso aumentará a longevidade da sua neurotoxina”, recomendou Ava LeClare, enfermeira injetora e influencer.

Já a dermatologista Lindsey Zubritsky também usou a rede social para dizer que fazer o uso desse suplemento antes da injeção “aumenta a eficácia e a duração do Botox em 30%”.

Mas nem todo mundo concorda com essa ideia. A injetora de estética de pele Van Cam declarou, em um vídeo, que esse truque é uma “meia-verdade” e que não há pesquisas suficientes no momento que apoiem a tese.

Mas afinal, vale a pena ou não investir no zinco com esse intuito?

Segundo informações da publicação Health, existe uma conexão estabelecida entre o Botox e o zinco, conforme os especialistas relatam. Mas ainda não está claro se o suplemento pode, de fato, afetar o poder de permanência do produto.

Para a dermatologista Ife J. Rodney, o que se sabe é que a molécula da substância requer zinco para ajudá-la a se ligar ao seu alvo de forma mais eficaz.

Cindy Wassef, também especialista na área, disse que, em teoria, se o Botox puder se ligar ao tecido mais facilmente e ter melhor ativação, uma pessoa poderá ver um efeito mais duradouro do tratamento.

No entanto, mesmo que ambos tenham alguma relação, os pesquisadores não têm certeza, ainda, se o zinco é capaz de, realmente, aumentar a longevidade do tratamento.

“Existem alguns dados que apoiam a ideia, mas são ‘leves”, pontuou o dermatologista Joshua Zeichner. Um deles é um ensaio clínico de 2012 com 77 pessoas que realizaram o procedimento.

Nos estudos, os participantes receberam 50 miligramas de citrato de zinco e 3.000 PU da enzima fitase, 10 miligramas de gluconato de zinco ou um placebo.

As pessoas que tomaram gluconato de zinco ou placebo não observaram qualquer tipo de diferença na duração do Botox. Mas aquelas do grupo do zinco e da fitase tiveram efeitos que duraram em média 30% mais do que os outros.

Apesar dos resultados, Cindy Wassef destacou que houve questionamentos a respeito do estudo, “pois os pacientes receberam diferentes doses de zinco e nenhum nível basal de zinco foi medido para mostrar se esses pacientes eram deficientes ou não”.

O dermatologista Gary Goldenberg acrescentou, também, que o estudo foi pequeno, e que na vida real há mais variabilidade, “com alguns pacientes tendo resultado positivo, enquanto outros não têm resultado com a ingestão de zinco”.

Ife J. Rodney lembrou que é bastante comum que os profissionais recomendem que seus pacientes tomem até 50 miligramas de zinco durante quatro dias antes da injeção de Botox e no dia da consulta.

“Acredito que tomar suplementos de zinco antes das injeções de Botox pode ajudá-lo a durar mais tempo”, falou.

O nutricionista Scott Keatley, por outro lado, frisou que tomar suplementos de zinco por um curto período de tempo, no geral, é seguro.

Mas que esses suplementos não são completamente inofensivos, visto que podem interferir com outros medicamentos.

“As pessoas devem evitar tomar zinco duas horas antes ou quatro horas depois de tomar um antibiótico, pois pode reduzir a sua eficácia”, contou à publicação. “A mesma coisa vale para quem usa penicilamina”, completou.

*Informações Metrópoles