Saiba como o chocolate pode melhorar a saúde do seu cérebro

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 17 de março de 2024 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O cérebro está no centro de controle do corpo. Comer certos alimentos pode ajudá-lo a se manter em condições máximas de trabalho

Considerado “alimento dos deuses”, chocolate faz bem à saúde do cérebro – foto Arquivo

 

Fazer exercício diários e manter uma dieta equilibrada são as principais atitudes a serem tomadas quando se busca de bem-estar ou uma estética melhor.

Mas, e quanto à saúde do seu cérebro, você já parou para pensar em como preservar e melhorar as funções desse órgão tão importante?

O cérebro é responsável pela capacidade de pensamento, movimento voluntário, linguagem, julgamento e percepção. Ele mantém o coração batendo e os pulmões respirando.

É fato que ter uma rotina ativa ajuda no desenvolvimento deste órgão. No entanto, é na alimentação que se encontra a chave para manter o cérebro em condições máximas de trabalho.

Chocolate amargo

O chocolate é, sem dúvidas, um dos mais surpreendentes e saborosos alimentos com benefícios ao cérebro. O produto é feito a partir do cacau, fruto de uma árvore chamada Theobroma cacao, cujo significado é, justamente, “alimento dos deuses”.

Para consumir de forma saudável, procure aqueles com teor de cacau de 70% ou mais. O chocolate escuro ou chocolate amargo contém compostos que estimulam o cérebro, incluindo flavonóides, cafeína e antioxidantes.

Os flavonóides são um grupo de compostos vegetais antioxidantes que impactam diretamente na memória e ajudam a retardar o declínio mental relacionado à idade.

Um artigo do NIH intitulado “Chocolate Health Claims – Sweet Truth or Bitter Reality?” mostrou que eles são ótimos para a saúde do coração e do cérebro, especialmente em adultos mais velhos.

Bom-humor

O consumo de chocolate amargo resultou em um aumento positivo no humor e maior diversidade do microbioma intestinal, quando comparado a pessoas que não comiam este alimento, conforme divulgou um estudo sobre o tema conduzido pela Universidade de Auckland, na Nova Zelândia.

De acordo com a pesquisa, o chocolate amargo pode ter um efeito prebiótico que melhora os estados emocionais negativos por meio da conexão intestino com o cérebro.

A ciência também já associou o consumo da iguaria ao aumento da liberação de serotonina no cérebro humano, o que causa uma sensação de euforia, alegria e bem-estar.

*Informações Metrópoles


+ Nutrição