Pressão alta: saiba o que uma pessoa hipertensa deve comer para controlar o quadro

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 26 de abril de 2024 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Saiba qual a alimentação ideal para hipertensos e quais alimentos devem ser evitados por quem tem a pressão alta

Alimentação é uma grande aliada no controle de alguns problemas de saúde, como hipertensão – foto Freepik

 

Se você é hipertenso ou conhece alguém que tenha a pressão alta, certamente já se perguntou: o que uma pessoa hipertensa deve comer?

Na dieta para hipertensão, é importante valorizar a comida de verdade, com muitas frutas e hortaliças, e evitar ao máximo o consumo de produtos ultraprocessados e industrializados.

Na opinião de Camila Monteiro, nutricionista e biomédica, a dieta mediterrânea é a mais recomendada.

“Posso falar que qualquer dieta que tenha um baixo teor de gordura seria indicada. A do mediterrâneo é interessante porque tem esse baixo teor de gordura e é mais rica em frutas e hortaliças”.

“Ela é muito nutritiva quando a gente pensa em ter variedade de frutas e hortaliças, e tem esse controle da gordura.”

Qual alimentação ideal para hipertensos?

A alimentação ideal para hipertensos deve valorizar a comida de verdade. A nutricionista aconselha o consumo das pequenas frutas vermelhas e roxas: mirtilo ou blueberry, framboesa, cereja e uva.

O potássio também é um nutriente interessante para os hipertensos. Então, a banana não pode faltar.

O abacate é outra fruta que deve estar presente na alimentação, já que é fonte de uma gordura boa. Outras opções de fruta são melancia e abacaxi.

As castanhas e oleaginosas em geral – ricas em selênio – também são grandes aliadas na dieta para hipertensão.

No entanto, elas não podem ser aquelas torradas e salgadas, e devem ter seu consumo controlado. Isso porque a ingestão exagerada da castanha pode aumentar o peso e aumentar a concentração de selênio no organismo.

Outro ponto de atenção que a nutricionista e biomédica destaca é a suplementação, com coenzima q-10, magnésio e ômega 3, sempre com acompanhamento médico e nutricional para ajustar as doses necessárias de cada pessoa.

Mas os dois nutrientes também podem ser encontrados nos alimentos.

Os folhosos verdes-escuros são fontes de magnésio. Quem é hipertenso pode incluir couve, espinafre, brócolis, rúcula, agrião e chicória no cardápio.

Já o ômega 3 pode ser encontrado em peixes como a sardinha e o atum, e nas sementes: linhaça e chia. A coenzima q-10 é encontrada em carnes vermelhas, salmão, sardinha, atum e vegetais.

O que um hipertenso não pode comer?

O que muita gente sabe é que um hipertenso não deve comer muito sal e sódio. Mas as restrições alimentares não param por aí.

A seguir, Camila Monteiro faz uma lista do que deve ser evitado por portadores de pressão alta:

– Alimentos embutidos e enlatados por conta do alto teor de sódio.
– O molho shoyu também é rico em sódio e deve ser evitado ao máximo.
– Sopas prontas e comidas congeladas em geral, pois contêm muitos conservantes.
– Azeitona, já que contém muito sal.
– Biscoitos são alimentos ultraprocessados e também não são interessantes.
– O café não deve ser totalmente excluído, mas precisa de moderação. “Tem que controlar o café porque tem cafeína e vai acelerar. Assim como o chá verde”.

“Quem gosta de chá pode preferir esses chás que até são vasos dilatadores, mas acalmam mais, tipo, passiflora, erva-cidreira, valeriana, melissa e até o chá de frutas vermelhas”, sugere a especialista em alimentação.

– Evite todos os tipos de refrigerante e bebidas energéticas.
– Doces e bebidas açucaradas, como sucos de caixinha e chás gelados.

Mesmo nas versões diet, a quantidade de açúcar é alta. “Tem sempre que ficar de olho no rótulo por conta disso”, avisa a nutricionista.

– A carne vermelha precisa de atenção por causa da gordura. Dê preferência para o patinho, músculo, alcatra, filé-mignon e maminha. Vale consumir carnes brancas também, tipo frango e peixe.

Além da alimentação

Em 26 de abril é Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, que promove a conscientização da população sobre a importância do diagnóstico preventivo e tratamento da doença.

Portanto, mantenha seus exames e idas ao médico e nutricionista em dia. Camila Monteiro afirma que um estilo de vida adequado, com atividade física e dieta adequada são essenciais.

“O acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos vai piorar a hipertensão, aumentar ainda mais a hipertensão. Então, é recomendado o controle do peso, fazer atividade física, ter um estilo de vida adequado, uma dieta adequada”.

“Se estiver acima do peso, precisa pensar no emagrecimento, focar no emagrecimento para diminuir essa gordura circulando nos vasos sanguíneos”, finaliza a especialista em alimentação.

*Informações Receitas Globo


+ Nutrição