Cúrcuma faz mal para os rins? É a mesma coisa que açafrão? Veja 6 mitos e verdades

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 7 de maio de 2023 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A cúrcuma é uma especiaria de origem asiática que se tornou queridinha aqui no Brasil

A cúrcuma é uma especiaria que traz diversos benefícios para a saúde – foto Freepik

 

A cúrcuma é uma especiaria de origem asiática que se tornou queridinha aqui no Brasil!

Também conhecida como açafrão-da-terra, ela se popularizou pela cor e gosto intenso que deixa nos pratos, garantindo ainda mais sabor e benefícios à comida.

No entanto, como acontece com muitas especiarias e temperos, o consumo da cúrcuma também é cercado por mitos e informações incorretas.

Afinal, ela faz mal para os rins? Pode causar algum efeito colateral? Cúrcuma e açafrão são a mesma coisa?

Veja abaixo algumas respostas a questionamentos comuns sobre este alimento e entenda melhor como a cúrcuma pode ajudar a melhorar sua saúde e bem-estar.

1. Cúrcuma e açafrão: é a mesma coisa?

Mito! Embora a cúrcuma também seja conhecida como açafrão-da-terra, cúrcuma e açafrão não são a mesma coisa.

As duas especiarias até têm cores semelhantes, mas seus sabores e aromas são distintos, além de serem oriundas de plantas diferentes.

O processo de extração, por sinal, influencia também no preço de cada uma delas – por isso, muito provavelmente, o que você conhece por açafrão aqui no Brasil é, na verdade, o açafrão-da-terra (ou seja, a cúrcuma).

Isso porque o açafrão é extraído de uma flor roxa, a crocus sativus, por meio de um processo super delicado.

Na prática, é preciso plantar milhares de hectares para conseguir uma quantidade significativa da especiaria, fora a dificuldade de armazená-la da maneira correta.

Isso acaba fazendo com que o açafrão tenha um preço elevado no mercado e não seja tão fácil de encontrar.

Por outro lado, o açafrão da terra ou cúrcuma vem da raiz seca e moída da planta cúrcuma longa, que é da família do gengibre. Embora tenha origem na Ásia, ela já é cultivada no Brasil em várias partes do país. Assim, ela é mais facilmente encontrada e, de quebra, tem um preço mais acessível.

2. Cúrcuma faz mal para os rins?

Depende! Até hoje, a ciência não encontrou evidências suficientes para afirmar que a cúrcuma consumida em doses normais, faz mal para os rins.

Na verdade, por ser rica em composto antioxidantes e anti-inflamatórios, existe a possibilidade do alimento até mesmo ajudar a reduzir o risco de doenças renais.

Isso, claro, somado a outros cuidados importantes como beber água regularmente, manter uma dieta equilibrada e evitar excessos de sal.

A questão é que a cúrcuma contém uma substância chamada oxalato. Se consumida em grandes quantidades, ela pode contribuir para que cálculos renais surjam e causem problemas aos rins caso o indivíduo já tenha predisposição para essa condição. Por isso, vale reforçar: o segredo está no consumo equilibrado da especiaria!

3. Cúrcuma faz mal para a pressão alta?

Mito! A cúrcuma pode ajudar a reduzir a pressão arterial em hipertensos já que é rica em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios.

Essas propriedades podem ajudar a melhorar a saúde cardiovascular e reduzir o risco de doenças do coração.

No entanto, a cúrcuma não deve ser considerada como remédio ou única solução para tratar a pressão alta, ok? Sempre procure um médico especialista antes de fazer qualquer mudança na sua dieta!

4. Cúrcuma ajuda na perda de peso?

Verdade! A cúrcuma, ou açafrão-da-terra pode ser um aliado para a perda de peso se for usada complementarmente a outros hábitos saudáveis, como uma dieta balanceada e a prática regular de atividade física.

Isso porque a cúrcuma pode ajudar a reduzir a inflamação crônica, melhorar a saúde do coração e promover a queima de gordura, agindo especialmente na redução dos níveis do colesterol ruim (LDL).

Ainda assim, é importante lembrar que a cúrcuma não é um “remédio milagroso” para perda de peso e as evidências científicas sobre seus efeitos diretos na perda de peso são limitadas.

5. Cúrcuma pode causar efeitos colaterais?

Depende! Embora seja raro, a cúrcuma pode causar efeitos colaterais. É possível que algumas pessoas sintam reações alérgicas ou irritações de origem gastrointestinal, como enjoo, diarréia ou dor no abdômen.

Ainda assim, esses reflexos estão mais ligados ao consumo exagerado da cúrcuma ou à suplementação a base dessa especiaria. No geral, especialmente no consumo moderado, a especiaria não causa problemas à saúde.

6. Cúrcuma tem sabor forte?

Verdade! Embora não seja tão intensa quanto o açafrão, a cúrcuma tem um sabor bem particular, que pode ser definido como levemente amargo e picante, com notas terrosas e um aroma quente.

De alguma forma, ele lembra o gengibre – já que ambos vêm da mesma família. Tendo essas características em mente, é importante usar a especiaria com moderação nas receitas, para que ela não domine outros sabores e aromas.

*Informações Conquiste Sua Vida


+ Nutrição