Saiba quais são os alimentos ricos em melatonina que te ajudam a dormir melhor

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 14 de abril de 2024 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A alimentação é um fator que influencia na qualidade do sono: confira alimentos ricos em melatonina que vão te ajudar a dormir melhor

Se você está entre o grupo de pessoas que sofrem de insônia, saiba que não está sozinho. Segundo estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cerca de 72% dos brasileiros sofrem de distúrbios relacionados ao sono.

Para quem não sabe, a insônia é caracterizada pela dificuldade de iniciar o sono e mantê-lo de forma constante durante a noite ou o ato de acordar antes do horário desejado.

Dentre as causas, as principais são definidas pelas expectativas, problemas clínicos ou emocionais, excitação associada a determinados eventos, entre outros.

A privação de sono pode indicar alterações na saúde física ou mental. Enquanto sintoma, a insônia pode estar associada a questões psiquiátricas, como transtornos de humor ou de ansiedade. Dessa forma, um tratamento multidisciplinar é recomendado, a depender da causa avaliada pelo profissional.

Alimentação

Contudo, as questões que envolvem o sono não param por aí. Os alimentos, por sua vez, podem impactar nesse momento também. Precursores de uma substância conhecida como melatonina, alguns alimentos podem oferecer uma ajudinha, ainda que sutil, na indução do sono.

A melatonina está intimamente envolvida no processo de regulação do sono e do nosso relógio biológico, sendo produzida majoritariamente pela glândula pineal, no cérebro. Ela é encontrada em abundância no organismo principalmente no momento noturno, especialmente na madrugada, e em níveis baixos durante o dia.

Considerando isso, confira os alimentos ricos nessa substância que podem ser aliados de um bom sono, de acordo artigo publicado no portal Metrópoles, pela nutricionista Thaiz Brito.

Nozes, pistache e castanhas:

Essas castanhas, incluindo o pistache, concentram boa quantidade de melatonina, com uma concentração média de 233.000 ng/g;

Cereais como milho e arroz negro:

Temos nesses alimentos uma quantidade razoável, que varia de 182,04 ng/g a 212,01 ng/g;

Frutas como uvas, morango e cereja:

No grupo das frutas, podemos destacar as uvas (principalmente as cascas), o morango e a cereja, variando de 8,9 a 158,9 ng/g;

Vegetais como tomate e pimentão:

Da família dos vegetais, o tomate e o pimentão se destacam oferecendo de 249,98 a 93,4 ng/g respectivamente.


+ Nutrição