Perigo disfarçado: saiba quais alimentos neurologistas não comem de jeito nenhum

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 13 de janeiro de 2024 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Alimentos e bebidas que você menos espera são evitados por esses especialistas porque eles os consideram ruins para o cérebro

Alguns alimentos são tão prejudiciais ao cérebro que precisam ser evitados – foto Arquivo

 

Enquanto a neurocientista cognitiva Caroline Leaf defende que suplementar o ômega 3 é um cuidado eficaz e simples para o cérebro, o neurocientista Robert WB Love afirma que o refrigerante diet e o álcool são prejudiciais ao órgão.

Mas uma lista de alimentos dos quais outros profissionais da área, incluindo neurologistas, cecomendam evitar ao máximo pode te impressionar. As informações são do HuffPost.

1 – Whey Protein

Contrariando a teoria defendida por vários profissionais de saúde quanto aos benefícios da proteína em pó, a neurocientista Friederike Fabritius enfatiza que muitas opções do produto no mercado estão repletas de adoçantes artificiais, o que é um “perigo para o cérebro”.

“São esses aditivos que realmente me fazem pensar quando se trata de proteínas em pó, porque eles causam estragos no microbioma gastrointestinal”.

“Um microbioma interno saudável e robusto é muito importante para uma boa saúde cerebral porque a maioria dos nossos neurotransmissores é produzida no intestino”, argumenta.

Visto que o Whey Protein é um ingrediente recomendado pelos nutricionistas como uma opção saudável e com menos calorias para quem tenta perder ou manter peso, vale verificar os componentes do produto.

2 – Refrigerante

Para o neurologista Shaheen Lakhan, o refrigerante é simplesmente ruim para o cérebro. “Ele é um dos piores alimentos para a saúde do cérebro devido à alta concentração de açúcares simples, que danificam os vasos sanguíneos que irrigam o cérebro”, diz.

“Com o tempo, isso priva o cérebro dos combustíveis de que necessita para funcionar, levando à demência prematura e aos acidentes vasculares cerebrais”.

“Agudamente, o açúcar também causa inflamação cerebral, irritabilidade, mau humor e distúrbios do sono”, acrescenta o médico.

Para piorar, os constantes altos e baixos do açúcar também podem causar um estado de dependência com desejos e abstinências.

“Mesmo as versões diet ou zero de refrigerante têm efeitos negativos, pois os aditivos sem calorias estressam o cérebro e o induzem a consumir mais calorias e desejar açúcar de verdade”, conta.

3 – Margarina

A neurologista Shae Datta assume que evita margarina tanto quanto possível devido ao alto teor de gorduras trans (apesar de que existam opções sem gordura trans no mercado. Então dê uma olhada no rótulo).

“Muitas vezes ouvimos que as gorduras trans não são boas para o coração e os vasos sanguíneos. O mesmo se aplica aos vasos do cérebro”, assegura.

“Um estudo da revista Neurology descobriu que adultos mais velhos que tinham os níveis mais elevados de ácido elaídico (um tipo comum de gordura trans) no sangue tinham maior probabilidade de desenvolver demência. Melhor ficar com azeite e manteiga de verdade”, sugere.

4 – Cerveja

A cerveja, por sua vez, não é tão inofensiva assim. Segundo o neurologista Byran Ho, a bebida é composta inteiramente de calorias vazias, sem valor nutricional.

“O álcool é uma neurotoxina que pode causar danos ao sistema nervoso central e periférico, mesmo se consumido em quantidades moderadas”, considera.

5 – Café descafeinado

Na concepção do neurocientista Sean Callan, para ingerir café descafeinado, a pessoa precisa ter certeza de que o processo é livre de solventes, químicos usados para remover a cafeína da bebida, já que são tóxicos para os humanos.

“Muitos estão ligados ao aumento do risco de cancro ou danos neurológicos, especialmente em doses grandes ou repetidas”, aponta.

Ainda, de acordo com o especialista, solventes como o cloreto de metileno (um solvente comumente usado no processo de descafeinação) atravessam a placenta, o que significa que as mulheres grávidas correm o risco de expor o feto ao solvente”, lembra.

6 – Batatas fritas

As batatas fritas são um dos principais alimentos que o neurologista Pedram Navab foge. Ele alega que uma dieta que incorpora alimentos gordurosos como batatas fritas pode danificar os vasos sanguíneos que irrigam o cérebro, causando comprometimento cognitivo.

“Isso reduz a integridade da barreira hematoencefálica (BHE) e leva a danos neuronais no hipocampo, uma parte do cérebro que é fundamental para o aprendizado e a memória”, esclarece.

*Informações Metrópoles


+ Nutrição