IMC, RCQ E IAC: QUE CONFUSÃO!!

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 24 de janeiro de 2017 às 13:32
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:05
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

​Em tempos onde a informação está ao alcance de todos em tempo real, e numa época onde as pessoas estão mais preocupadas com saúde e atividade física, uma infinidade de conceitos passam despercebidos ou são mal interpretados, mas o que mais preocupa é a orientação equivocada sobre certos temas, como a composição corporal, por exemplo.

Ao fazermos uma avaliação física, a composição corporal é analisada conforme a obtenção de medidas como peso, altura, diâmetros ósseos, circunferências e dobras cutâneas. De posse desses dados, são aplicadas algumas fórmulas que obedecem uma série de protocolos para alcançar os resultados e a devida interpretação dos mesmos.

Cada informação a seguir serve para interpretar a composição corporal sob um determinado prisma, e a união deles faz com que o professor ou personal trainer tenha mais embasamento para determinar as melhores estratégias de treino.

IMC – ÍNDICE DE MASSA CORPORAL

O cálculo mais utilizado pra saber se estamos no peso ideal, o IMC não contempla crianças, adolescentes e idosos. Além disso, este índice não leva em consideração a circunferência abdominal, que ajuda a detectar a quantidade de gordura nessa região, que indica o grau de risco de doenças cardiovasculares. Pode haver equívocos em sua interpretação, como por exemplo, um fisiculturista com baixa estatura e pesado, por ser forte, apresenta um IMC alto, indicando obesidade, o que não seria verdade.

O IMC serve para saber se o peso está condizente com a estatura, dentro da média populacional. E para quem não conhece esta fórmula, basta dividir o peso pela altura ao quadrado.

RCQ – RELAÇÃO CINTURA-QUADRIL

Como o próprio nome diz, relaciona as circunferências da cintura e do quadril, indicando o grau de risco de doenças cardiovasculares, já que é nessa região que se encontra a maior concentração de gordura visceral.

Basta dividir a circunferência da cintura pela circunferência do quadril e se o resultado for igual ou maior que 0.85 para as mulheres, ou 0.90 para os homens já entra na faixa de risco. A partir daí, quanto maior o índice, mais risco, e vice versa.

IAC – ÍNDICE DE ADIPOSIDADE CORPORAL

Uma fórmula que surgiu após pesquisadores americanos compararem as medidas entre a população hispânica e a população negra dos EUA, onde um grupo fez o IAC e o outro fez o DXA (desintometria), considerado o mais fidedigno para medir a obesidade. Os resultados foram semelhantes, o que levou a conclusão de que o IAC pode medir a gordura corporal de etnias diferentes.

A fórmula é um pouco mais complexa. É preciso dividir a circunferência do quadril pela altura vezes a raiz quadrada da altura, e subtrair 18 do resultado final.

Todas essas informações devem ser analisadas em conjunto para que se obtenha um diagnóstico mais fiel da composição corporal do aluno ou cliente.

Se você tiver alguma dúvida e quiser saber mais sobre esse assunto, mande um e-mail, acesse meu blog e as minhas redes sociais (YouTubeFacebook e Instagram).

Até a próxima e vamo treinar!!


+ Esportes