Inclusão social: importância e jeito de falar com o seu filho sobre esse assunto

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 19 de julho de 2021 às 06:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A importância da inclusão social começa na infância, quando os valores, autoestima e o comportamento ainda estão sendo construídos.

A escola é geralmente o principal alicerce para a inclusão, mas os pais devem fazer a sua parte em casa.

A inclusão social é o ato de integrar socialmente grupos historicamente marginalizados ou excluídos, por meio de ações da administração pública.

O objetivo dessas ações é possibilitar que todos os cidadãos tenham oportunidades de acesso a bens, serviços e direitos comuns, como saúde, educação, emprego, renda, lazer e cultura.

Um artigo de  Thayane Maria, publicado no portal da revista Seleções e no portal Terra, diz que essa prática combate a segregação entre pessoas, além de ser a única potência presente na sociedade capaz de democratizar direitos, espaços e serviços para aqueles que não teriam nenhuma forma de acesso; a não ser por meio das leis e ações de inclusão social.

Infância

A importância de praticar a inclusão social começa na infância, quando os valores, a autoestima e o comportamento das crianças ainda estão sendo construídos.

A escola é geralmente o principal alicerce para a inclusão, mas os pais devem fazer a sua parte em casa.

Livros, filmes, desenhos, atividades em família… existem muitas formas de apresentar este assunto para os filhos; como dar o exemplo, especialmente a necessidade de ter empatia, compreensão e senso de igualdade perante o próximo.

A inclusão social deve ocorrer em todas as áreas da sociedade. Apenas dessa forma será viável que a discriminação seja devidamente punida e, com a difusão das ações de inclusão, eliminada de vez do âmbito social.

Para as crianças, o esporte é uma das melhores formas de participação social.

Arte, dança e música também são outras oportunidades incríveis para conscientizar, desde cedo, esses futuros cidadãos da importância da igualdade e inclusão, além de serem atividades com comprovado poder de transformar vidas.

Os pais, desde a primeira infância, devem envolver seus filhos em atividades em grupo com outras crianças.

Na escola, os pais podem incentivar ações que viabilizem a inclusão, como atividades artísticas, aulas que abordem a diversidade, visitas escolares gratuitas a instituições científicas e a integração de deficientes em turmas regulares.

Atualmente, algumas das ações de inclusão social mais conhecidas são:

a) – contratação de deficientes físicos para vagas de trabalho;

b) – inclusão de deficientes em escolas e em turmas regulares;

c) – bolsas de estudo para crianças e jovens de baixa renda nos ensinos fundamental, médio e superior;

d) – normalização da diversidade de gêneros;

e) – uso formal do nome social para transgêneros;

f) – cota para pessoas negras em universidades públicas.


+ Inclusão