Inclusão e amor: primeira-dama do RJ recebe francanos no evento “RIOinclui”

  • Marcia Souza
  • Publicado em 10 de dezembro de 2023 às 18:30
  • Modificado em 10 de dezembro de 2023 às 20:07
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Trabalho realizado em Franca proporciona inclusão e dá exemplo de amor ao próximo

No fim de semana em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, dia três de dezembro, o Instituto de Terapia Ocupacional Sensus Vitae da cidade de Franca foi ao Rio de Janeiro para participar do evento da RIOinclui, que aconteceu no Palácio da Cidade.

A RIOinclui, que possui a primeira-dama da cidade do Rio de Janeiro, Cristiane Paes, como presidente de honra, é uma organização social, filantrópica que atende pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade.

Nesse fim de semana em questão aconteceu a 5ª Edição da RIOinclui Fashion, que bateu recorde de arrecadações e vendas, o que proporcionará fazer diferença na vida de muitas pessoas com deficiência e seus familiares.

“Foi uma grande oportunidade que o Empório Sensus Vitae ofereceu aos nossos jovens francanos, de fazerem um intercâmbio cultural com outros jovens com deficiência, na condição de protagonistas, em uma oportunidade única para vivenciarem tantas experiências maravilhosas na capacitação para a vida adulta, a inclusão no mercado de trabalho e a construção de um mundo para todos”, relataram as terapeutas ocupacionais francanas responsáveis pelo Instituto Sensus Vitae, Mariana Granero, Marília Melo e Taísa Junqueira.

O que é?

O Empório Sensus Vitae é um programa de intervenção cuidadosamente estruturado pelo Laboratório de Habilidades do Instituto Sensus Vitae e idealizado para proporcionar a adolescentes e jovens com deficiência, vivências relacionadas a algumas áreas ocupacionais relevantes para a vida adulta e, muitas vezes, pouco estimuladas no ciclo do desenvolvimento.

“Atividades instrumentais de vida diária são nosso foco: gerenciamento financeiro, mobilidade na comunidade, preparar uma refeição, entre outras”, dizem as especialistas francanas.

“Essas são habilidades funcionais fundamentais para uma vida com independência e autonomia e, com isso, a possibilidade de conquistar a inclusão em vários setores, inclusive no mercado de trabalho”, acrescentaram as terapeutas ocupacionais.

Mais confiança!

A estrutura do programa promove que a participação e potencialidade sejam estimuladas em um cenário diversificado, amparado por uma equipe técnica de terapeutas ocupacionais.

Com isso, é possível propiciar a ampliação do ensino e a aplicação dessas habilidades no cotidiano, na vida. É, enfim, um projeto de Inclusão, Participação, Acessibilidade e Acesso.

Veja mais sobre o trabalho realizado em:

https://instagram.com/emporiosensusvitae?igshid=NzZlODBkYWE4Ng==

E veja mais fotos do evento no RJ:


+ Ação Social