Procura por cuidadores de idosos tem disparada para o período de carnaval

  • Robson Leite
  • Publicado em 20 de janeiro de 2024 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O papel do cuidador ganha uma nova essência, não oferecendo apenas assistência prática, mas também companheirismo e atenção

Com a chegada do carnaval, a busca por profissionais qualificados na área de cuidados a idosos têm experimentado um notável crescimento.

Na Padrão Enfermagem, empresa de agenciamento de profissionais de enfermagem e cuidadores, houve um aumento de 5% no número de atendimentos nesse período, e a estimativa é que em 2024 seja de 8%.

“Além de se tratar de uma demanda sazonal, esse crescimento destaca a importância dos cuidadores para famílias que necessitam deste apoio”, comenta Rafael Schinoff, CEO e fundador da rede Padrão Enfermagem.

O feriado prolongado, conhecido por suas festividades, muitas vezes coloca desafios para as famílias que desejam participar dessa festa, mas precisam garantir o bem-estar e segurança de seu ente com cuidados específicos, e o aumento na procura por profissionais nesse período é notória.

Novos números

De acordo com dados do IBGE, o número de pessoas com mais de 65 anos cresceu 57,4% em 12 anos.

O envelhecimento da população tem aquecido o mercado voltado para saúde e bem-estar dos idosos, além da necessidade e busca por cuidados de qualidade em ambientes domiciliares, e a conscientização sobre a importância do cuidado preventivo.

“Contamos com uma média de 18.000 profissionais entre cuidadores e técnicos de enfermagem cadastrados em nossas 58 unidades em operação. A busca pelo serviço é contínua, mas no período de festividades esta demanda aumenta. As famílias procuram por esse profissional para oferecer o suporte que é essencial a manutenção da saúde de seu ente querido”, comenta Schinoff.

Prioridade de cuidados

O fundador da rede ressalta, que esse cenário atual refletiu uma mudança nas prioridades de cuidado, e o serviço desses profissionais passou a ser valorizado.

“Podemos notar a evolução na atenção da saúde com o idoso, a preocupação com o seu bem-estar físico e emocional, uma experiência mais segura e feliz para aqueles que estão envelhecendo. O papel do cuidador ganha uma nova essência, não oferecendo apenas assistência prática, mas também companheirismo e atenção “, finaliza.


+ Cotidiano