APAE de Franca envolve comunidade para celebrar Dia da Gentileza na praça central

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 14 de novembro de 2023 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ação realizada nesta segunda, 13 de novembro, envolveu mais de 40 pessoas e surpreendeu público que circulava pelo Centro da cidade

Nesta segunda-feira, 13 de novembro, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Franca, através do Centro Dia Intergeracional, realizou uma atividade na praça central da cidade para celebrar o Dia Mundial da Gentileza.

A ação envolveu os atendidos do serviço Socioassistencial – CDI (Centro Dia Intergeracional) da instituição e equipe de profissionais do serviço.

No período da manhã, o grupo esteve na praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro, abordando as pessoas que circulavam pelo local, entre crianças, jovens, adultos e idosos, com entrega de mimos e frases sobre gentileza, buscando estimular a reprodução de atos gentis em todos os ambientes por onde elas passarem.

Seja gentil

Com uma faixa com os dizeres: “Você sabe que dia é hoje? 13 de novembro é o Dia da Gentileza. Seja Gentil”, os participantes chamaram a atenção e surpreenderam muitas pessoas.

“Muita gente reagiu com espanto à abordagem, porque são ações pouco comuns, mas todos foram receptivos. Essa ação permitiu mostrarmos a importância da gentileza em nosso dia a dia, nas relações pessoais e sociais, que todos devem ser tratados com respeito, independente da condição social ou física. A gentileza é bem-vinda em qualquer espaço. Com essa atividade comunitária, buscamos transmitir essa mensagem às pessoas”, afirmou a pedagoga Lais Pessoni, educadora social da APAE de Franca.

Mais inclusão

O serviço socioassistencial da instituição atende pessoas com deficiência entre 5 e 59 anos de idade, que se encontram em situação de risco social ou com violação de direitos, e é cofinanciado pela Prefeitura Municipal de Franca.

Os usuários participaram desta atividade com o objetivo de promover a autonomia, melhorar a qualidade de vida, incentivar a inclusão social e comunitária.

Mensalmente, são promovidas ações sociais e neste mês foi realizado o Dia da Gentileza na praça central. “Nosso objetivo é contribuir com uma sociedade mais inclusiva e mostrar que a pessoa com deficiência pode contribuir para conquistarmos essa mudança”, destacou Laís.


+ Inclusão