Jaguara e outras usinas da Engie Brasil abrem programa para pessoas com deficiência

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 8 de fevereiro de 2024 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As inscrições do programa para pessoas com deficiência vão até o dia 22 de fevereiro com oportunidades em diferentes regiões do país

A ENGIE Brasil Energia, empresa que opera a Usina Hidrelétrica Jaguara, abriu as inscrições para a segunda edição do #geraInclusão, programa de capacitação para pessoas com deficiência (PCDs).

Neste ano, serão oferecidas 18 vagas para diferentes regiões do país. As posições são para atuação em áreas múltiplas da ENGIE, como administrativa, compras e tecnologia.

O programa tem como foco a capacitação profissional em soft e hard skills e experiência em uma multinacional. Os interessados têm até o dia 22 para realizar a inscrição no site https://gerainclusaoengie.gupy.io/.

As vagas são para nível de assistente e os candidatos serão alocados nas suas áreas de formação, considerando os conhecimentos prévios dos profissionais e as necessidades da empresa.

15 meses

Os contratos são por prazo determinado pelo período de 15 meses e no regime CLT. Podem participar do processo seletivo pessoas com deficiência com idade acima de 18 anos, que sejam recém-formados ou estudantes do ensino técnico ou graduação em cursos diversos.

As oportunidades integram o Programa #geraInclusão, uma iniciativa com diferentes ações da ENGIE que promovem a diversidade no ambiente de trabalho da Companhia, proporcionando maior acesso ao mercado profissional para grupos minorizados.

Além do período de contratação inicial, os candidatos aprovados irão compor o banco de talentos da ENGIE, podendo participar de processos seletivos internos para posições com prazo indeterminado.

Brasil afora

“A ENGIE está comprometida em promover um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo e diverso. A primeira edição do programa para PCDs, com vagas para atuação na nossa sede, em Florianópolis, teve um resultado extraordinário, com a contratação por período indeterminado de mais de metade dos profissionais participantes do projeto, os quais fizeram e fazem a diferença para a companhia e transformaram suas trajetórias profissionais. Agora vamos ampliar a iniciativa, abrindo vagas também em outras regiões onde estamos presentes país afora”, afirma a Diretora de Pessoas, Processos e Sustentabilidade da ENGIE Brasil Energia, Luciana Nabarrete.

Na primeira edição do programa, que teve início em 2022, também foram oferecidas 18 vagas. Paulo Santos foi um dos participantes, contratado como assistente de suprimentos.

Na época da seleção, ele trabalhava em uma outra empresa de grande porte, mas conta ficou muito interessado pela proposta do programa da ENGIE. “Nunca havia visto algo estruturado para desenvolver um PCD, achei a proposta sensacional e não pensei duas vezes antes de participar”, recorda.

Área de formação

Formado em Gestão de Qualidade, Paulo tem 31 anos, é natural de Belém (PA) e já morava em Florianópolis antes de começar na ENGIE. Diagnosticado com coxartrose atrófica, ele tem mobilidade reduzida.

“Durante esses 15 meses a empresa apostou em mim de verdade. Deu responsabilidades, treinamentos, desafios e principalmente tive o suporte necessário quando precisei. O programa não foi sobre recrutar um PCD e deixar ele fazendo o básico, tive oportunidade de atuar na minha área de formação, dar ideias de melhorias, fui envolvido em projetos e desempenhei as atividades e fui cobrado como qualquer outro colaborador. A experiência foi maravilhosa, tirei o máximo de proveito quanto pude”, avalia o profissional, que acaba de ser contratado pela ENGIE por tempo indeterminado.

Ludmila Silva, hoje com 32 anos, cursando Ciências Humanas, também fez parte da primeira edição do #geraInclusão, como assistente administrativo na equipe de Responsabilidade Social da ENGIE.

“Nesses 15 meses adquiri muito conhecimento, trabalhei com pessoas que são seres humanos e profissionais incríveis, em projetos maravilhosos,08 fui desafiada a crescer e ampliar horizontes. Com certeza, eu termino o programa com o sentimento de realização e muita alegria”, avalia Ludmila, diagnosticada com a Síndrome de Poland.

Serviço

O quê: Programa #geraInclusão, com 18 vagas afirmativas para PCDs em diferentes unidades da ENGIE Brasil Energia

Data de inscrição: Até 22 de fevereiro

Link para inscriçãohttps://gerainclusaoengie.gupy.io/

Áreas de atuação: múltiplas

Duração: Prazo determinado (15 meses)


+ Inclusão