Título de eleitor: prazo para tirar ou regularizar se encerra nesta quarta-feira

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 3 de maio de 2022 às 06:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Título de eleitor é documento importante e exigido em vários procedimentos do dia-a-dia

Título de eleitor é documento importante e exigido em vários procedimentos do dia-a-dia

Nesta quarta, dia 4 de maio, termina o prazo para regularizar o título eleitoral, pedir a primeira via do documento e transferi-lo. O trâmite pode ser feito pela internet e é exigido para votar nas eleições 2022.

A data é prevista na Lei das Eleições, que prevê o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes de cada pleito.

Durante esse período, o cidadão pode resolver pendências – como é o caso de transferência de domicílio eleitoral, ausência ou justificativa nas três últimas eleições.

Neste ano, o primeiro turno ocorrerá no dia 2 de outubro, e o segundo turno é previsto para 30 de outubro. O voto é facultativo para a população de 16 e 17 anos e analfabetos.

Num lugar só

Os pedidos podem ser feitos pelo sistema Título Net no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que reúne todos os serviços ligados ao título, incluindo uma página com explicações das dúvidas mais frequentes.

Para tirar a primeira via, o cidadão precisa digitalizar os documentos e informar no site o estado onde mora. Depois, será necessário anexar um documento de identificação (frente e verso), uma selfie segurando o documento e o comprovante de residência atualizado.

Aqueles que precisam fazer alteração no cadastro eleitoral devem conferir primeiro a situação junto à Justiça Eleitoral. Em seguida, no sistema Título Net, o cidadão deve colocar as informações e documentos solicitados e acompanhar o pedido.

Também é possível consultar pendências na Justiça Eleitoral com o aplicativo e-Título. A ferramenta é usada como título eleitoral digital, substituindo o documento em papel no dia das eleições. O download é gratuito para qualquer plataforma (Android e iOS).