Está fazendo exercícios e se sente “moído”? É preciso entender porque isso acontece

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 30 de janeiro de 2022 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Tão importante quanto praticar o exercício físico é ter o descanso adequado para evitar dores excessivas

Tão importante quanto praticar o exercício físico é ter o descanso adequado para evitar dores excessivas

Se você realizou exercícios físicos, como treino de musculação, pode estar com dores pelos músculos do corpo.

Contudo nada de pânico. Este sintoma é totalmente normal e não é um sinal de que alguma coisa está errada.

Conheça por que sentimos dor muscular pós-treino e como aliviar o desconforto.

As razões

A dor muscular é também conhecida como mialgia, o termo médico atribuído às dores musculares. Ela pode surgir durante ou logo após a execução do exercício, ou pode aparecer a dor muscular pós-treino, que surge geralmente 24 horas depois do exercício.

A dor muscular pós-treino acontece pelo acúmulo do ácido lático nos músculos e, geralmente, aparece logo após o exercício. Mas esta não é a única razão, já que a dor muscular pós-treino que demora mais a aparecer pode estar associada a micro lesões nos músculos.

Com o movimento durante o exercício, as membranas dos tecidos dos músculos se rompem, então, se forma um processo inflamatório. Com isso, a dor muscular pós-treino é apenas um alerta do organismo.

Mas a boa notícia é que os músculos criam mecanismos de recuperação para reparar estas microlesões. Com isso, o corpo aumenta a resistência ao exercício.

Confira dicas que vão ajudar neste processo:

1. Gelo alivia a dor: o gelo impede danos musculares mais graves e acelera a cura das microlesões.

Quando sentir qualquer tipo de dor muscular pós-treino, coloque gelo picado em um saco impermeável, envolto em uma toalha, sobre a região dolorida.

2. Depois de esfriar, aquecer: depois de aplicar o gelo na região, nada como tomar um banho quente para relaxar os músculos. Esta troca de temperatura pode agir como uma hidroterapia.

3. Massagem para relaxar: a massagem depois dos exercícios aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos e acelera a remoção de substâncias químicas inflamatórias, que produzem a dor.

Um estudo publicado na revista Science Translational Medicine mostrou o efeito positivo da massagem. Primeiro deve-se massagear as regiões acima e abaixo da área dolorida e, em seguida, o músculo.

Você também pode usar um dispositivo de automassagem ou aplicar pressão nos músculos doridos com uma bola de tênis.

Mais dicas

Para que os treinos deixem gradativamente de causar dores musculares, você deve continuar praticando exercícios físicos regularmente.

Um estudo desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisa para o Ambiente de Trabalho da Dinamarca afirma que malhar é o melhor remédio para as dores musculares. Além disso, procure alongar bem os músculos e aquecer o corpo antes do treino.

Outra dica de como prevenir a dor muscular pós-treino é comer um lanche saudável após o exercício. Escolha alimentos ricos em carboidratos e proteínas, como carnes magras, que podem ajudar a reparar os músculos, ajudando a reduzir a dor.

Além disso, converse com o seu instrutor para que a exigência dos músculos durante o exercício aconteça de forma gradual.

Permitir que os músculos se adaptem aos novos movimentos vai ajudar a minimizar a dor.

E tão importante quanto o exercício são os períodos de descansos para não forçar demais os músculos e não desanimar depois de pouco tempo de atividade física.


+ Boa Forma